Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12920
Tipo: doctoralThesis
Título: As abordagens metodológicas e o perfil dos professores que lecionam estatística no ensino superior
Autor(es): Berlikowski, Márcia Elisa
Orientador: Viali, Lorí
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Resumen: O ensino da Estatística é obrigatório em quase todos os cursos de graduação nas Instituições de Ensino do Brasil, neles encontram-se trabalhando docentes com formação inicial bem diversificada. Este estudo teve como objetivo geral analisar as concepções da Educação e caracterizar os professores de Estatística que atuam no Ensino Superior. Para isso, seguindo os caminhos de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se a entrevista com 14 docentes, divididos em grupo de licenciados e bacharéis, com o intuito de verificar de que forma esses profissionais ressignificam e moldam as suas práticas pedagógicas. Os professores selecionados, pertencentes à IES de categorias pública e privada do Rio Grande do Sul responderam questões sobre formação inicial e continuada, aspectos pedagógicos e metodológicos de suas trajetórias enquanto docentes de Estatística. Para a análise dos dados das entrevistas foi utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Com as textualizações e categorização das entrevistas percebeu-se que o ensino de Estatística na Educação Superior, independe da sua formação inicial dos seus docentes, pois as deficiências deixadas tanto na licenciatura quanto no bacharelado foram sanadas por meio de formação continuada e outras estratégias para facilitam o entendimento e a aprendizagem dos seus alunos.
The teaching of statistics is compulsory in almost all undergraduate courses in the teaching institutions of Brazil, in which they are working teachers with a much diversified initial education. This study had as general objective to analyze the conceptions of Education and characterize the teachers of Statistics that work in Higher Education. In order to do this, following the paths of a qualitative research, the interview was used with 14 teachers, divided into a group of graduates and bachelors, in order to verify how these professionals re-signify and shape their pedagogical practices. The selected professors, from the public and private HEI of Rio Grande do Sul answered questions about initial and continuing training, pedagogical and methodological aspects of their trajectories as Statistics teachers. For the analysis of interview data, the Discursive Textual Analysis (DTA) technique was used. With the textualizations and categorization of the interviews it was noticed that the teaching of Statistics in Higher Education does not depend on the initial training of its teachers, since the deficiencies left in both the undergraduate and the baccalaureate have been remedied through continuing education and other strategies to facilitate understanding and learning of their students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12920
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489929-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.