Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13210
Tipo: masterThesis
Título: Douglas Kellner e os estudos de mídia: exame crítico das ideias de um teórico Norte-Americano
Autor(es): Daros, Otávio
Orientador: Rüdiger, Francisco
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: MÍDIA
PÓS-MODERNIDADE - CULTURA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Douglas Kellner (✡1943) emergiu nos anos 1990 como importante estudioso dos fenômenos de mídia. A presente pesquisa busca reconstruir sua trajetória nessa área do conhecimento. Quer-se analisar suas ideias avaliando méritos e problemas, avanços e dificuldades. Salienta-se o modo como seu percurso intelectual foi influenciado pelo chamado marxismo ocidental, em especial pela Escola de Frankfurt. Também se ressalta como o autor se aproxima dos estudos culturais, ao apropriar-se do legado do Centre for Contemporary Cultural Studies. Kellner faz ambas as correntes dialogarem, à sombra das discussões relativas ao pós-modernismo e às chamadas guerras culturais ocorridas nos Estados Unidos. Visando mostrar como tudo isso repercute em sua análise do que chamou de “cultura da mídia” e, em seguida, “era do espetáculo”, primeiro contextualiza-se historicamente e intelectualmente suas ideias. Em segundo, examina-se sua proposta de alfabetização midiática, enquanto dimensão pragmática de sua proposta de estudo crítico da mídia. Em um terceiro momento, mostra-se a forma como ela se aplica em seus estudos sobre cinema e televisão. Ao final, procede-se ao comentário, interpretação e crítica do material apresentado, vendo como se deu a recepção de suas ideias no mundo acadêmico. Conclui-se que Kellner propôs síntese inovadora em termos teóricos e metodológicos, perfilada com o chamado marxismo cultural. Mas também que ela não está isenta de contradições conceituais geradoras de simplificações analíticas durante a pesquisa, aparentemente oriundas de compromissos ideológicos desenfreados.
Douglas Kellner (✡1943) emerged in the 1990's as a leading scholar of media phenomena. This research seeks to reconstruct his trajectory in this area of knowledge. His ideas are analyzed by assessing their merits and problems, progress and difficulties. It is emphasized the way in which his intellectual course was influenced by the so-called western marxism, in particular by the School of Frankfurt. It also highlights how the author approaches cultural studies by appropriating the legacy of the Center for Contemporary Cultural Studies. Kellner makes both currents dialogue, in the shadow of discussions about postmodernism and the so-called cultural wars in the United States. Aiming to show how all this has repercussions in his analysis of what he called “media culture”, and then “era of the spectacle”, first his ideas are contextualized historically and intellectually. Second, his proposal for media literacy is analyzed, as a pragmatic dimension of his critical study of the media. Subsequently, the application of his studies about cinema and, especially, television is evaluated. In the end, the material presented is commented, interpreted, and criticized, making the study of media theories dialog with other areas of knowledge. In conclusion, Kellner proposes an innovative synthesis in theoretical and methodological terms, profiled with the so-called cultural Marxism. But also that it is not exempt of conceptual contradictions that generate analytical simplifications during the research, apparently deriving from unbridled ideological commitments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13210
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