Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/13774
Type: doctoralThesis
Title: A política dos cardeais: uma análise transnacional da atuação de Sebastião Leme e Manuel Cerejeira (1930/1945)
Author(s): Oliveira, Alexandre Luís de
Advisor: Paredes, Marçal de Menezes
Gonçalves, Leandro Pereira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2018
Keywords: IGREJA E ESTADO
VARGAS, GETÚLIO - POLÍTICA E GOVERNO
BRASIL - HISTÓRIA - GOVERNO GETÚLIO VARGAS
CATOLICISMO
CIÊNCIA POLÍTICA
Abstract: Esta tese tem como objetivo a investigação transnacional da atuação dos cardeais Sebastião Leme da Silveira Cintra, no Brasil, e Manuel Gonçalves Cerejeira, em Portugal, como agentes do catolicismo no processo de restauração do papel social e político que a Igreja havia perdido com o a implantação do Republicanismo, nos respectivos países, e as práticas do Estado laico adotadas. A análise deste processo de reconquista de espaço permeou o início da trajetória dos dois clérigos, levantando as redes estabelecidas assim como suas inserções no contexto religioso como membros do catolicismo enquanto instituição. Com trajetórias distintas, Sebastião Leme já no início de sua formação no seminário estabeleceu uma rede próxima ao Reitor, que o proporcionou realizar parte de seus estudos na Europa. Por sua vez, Manuel Cerejeira desenvolveu uma formação mais acadêmica o que possibilitou ao clérigo se aproximar das principais correntes políticas de Portugal do começo do século XX, principalmente durante o tempo que frequentou a Universidade de Coimbra. As análises também estabelecem um levantamento da atuação dos principais grupos de identidade conservadora tanto no Brasil quanto em Portugal e suas possíveis relações com o catolicismo.Também os grupos criados pela própria Igreja que tiveram como objetivo agrupar o laicato católicos para buscarem juntos com a Igreja um espaço mais amplo para as políticas religiosas, dentre as quais em Portugal, o Centro Católico Português, o Centro Académico de Democracia Cristã, além da Ação Católica que foi estabelecida nos dois países. No Brasil o catolicismo contou com o apoio do Centro Dom Vital, das Confederações Católicas, além da atuação da Liga Eleitoral Católica que, nos anos 1930, representou o viés político que a Igreja adotou para ampliar sua liberdade de atuação. Nos anos 1930 os dois religiosos foram elevados a cardeais e vislumbram à sua frente o Estado Novo. Para além das peculiaridades dos países, a política representou um período ditatorial. A ano de 1945 surgiu como um ano singular para o fim das pesquisas por ser um ano de mudanças. No cenário mundial representa o fim da Segunda Guerra Mundial, as peculiaridades do Brasil se concentram no fim do período do Cardeal Leme, embora falecido em 1942, o país só contou com novo cardeal em 1946. Em Portugal o fim da Guerra trouxe uma nova visão política e social. Mesmo Salazar permanecendo no governo, a visão do totalitarismo ganhou uma nova roupagem.
This thesis aims at the transnational investigation of the work of Cardinals Sebastião Leme da Silveira Cintra in Brazil and Manuel Gonçalves Cerejeira in Portugal as agents of Catholicism in the process of restoring the social and political role that the Church had lost with its implantation of Republicanism in their respective countries, and the practices of the secular State adopted. The analysis of this process of reconquest of space permeated the beginning of the trajectory of the two clerics, raising established networks as well as their insertion in the religious context as members of Catholicism as an institution. With different trajectories, Sebastião Leme, at the beginning of his seminary training, established a network close to the Rector, which enabled him to carry out part of his studies in Europe. On the other hand, Manuel Cerejeira developed a more academic formation that allowed the clergyman to approach the main political currents of Portugal of the beginning of the XX century, mainly during the time that attended the University of Coimbra. The analyzes also establish a survey of the performance of the main groups of conservative identity in both Brazil and Portugal and their possible relations with Catholicism.Also the groups created by the Church itself that aimed to group the laity Catholics to seek together with the Church a wider space for religious policies, among which in Portugal, the Portuguese Catholic Center, the Academic Center for Christian Democracy, Catholic Action that was established in both countries. In Brazil Catholicism had the support of the Dom Vital Center of the Catholic Confederations, as well as the Catholic Electoral League, which in the 1930s represented the political bias that the Church adopted to increase its freedom of action. In the 1930s the two religious were raised to cardinals and glimpsed in front of the Estado Novo. Beyond the peculiarities of the countries, politics represented a dictatorial period. The year 1945 came as a singular year for the end of the polls because it is a year of change. In the world scene represents the end of World War II, the peculiarities of Brazil are concentrated at the end of the period of Cardinal Leme, although deceased in 1942, the country only had a new cardinal in 1946. In Portugal the end of the War brought a new vision political and social. Even Salazar remaining in office, the vision of totalitarianism gained a new outfit.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13774
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