Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1437
Tipo: masterThesis
Título: Avaliação in vitro da citotoxicidade do formocresol, do tricresol formalina e do formaldeído em três diferentes linhagens celulares
Autor(es): Thomas, Melissa Isabel
Orientador: Souza, Maria Antonieta Lopes de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: BIOLOGIA CELULAR
TOXICOLOGIA - ODONTOLOGIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
Resumen: A avaliação da citotoxicidade dos materiais dentais é de grande importância na Odontologia. O formocresol (FC) e o tricresol formalina (TC) são duas medicações utilizadas na odontologia para desinfecção do canal radicular, que contém formaldeído na sua formulação. Estes produtos são considerados bons antimicrobianos, mas pesquisas a respeito da toxicidade destes medicamentos ainda são necessárias. O presente estudo avaliou in vitro a citotoxicidade do formaldeído, do FC e do TC, utilizando três linhagens celulares estabelecidas, as células HeLa, NIH3T3 e Hep2, cultivadas em condições padrão. As células foram deixadas em contato com cada produto durante 1, 2, 3, 4 ou 5 minutos, sendo então incubadas por 24 horas, 48 horas ou 7 dias. O teste de citotoxicidade utilizado foi o ensaio MTT. Os resultados deste estudo mostraram que os produtos testados foram tóxicos às diferentes linhagens celulares estabelecidas, em todas as condições testadas. O formocresol foi o produto que apresentou menor citotoxicidade, sendo este resultado estatisticamente significante quando comparado com o tricresol formalina e o formaldeído.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1437
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000383071-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.