Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1451
Tipo: masterThesis
Título: Avaliação da ação antiinflamatória e antidislipidêmica de capsicum baccatum var. pendulum L. (solanaceae) - pimenta dedo-de-moça
Autor(es): Alves, Márcia Keller
Orientador: Oliveira, Jarbas Rodrigues de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: BOTÂNICA
PLANTAS MEDICINAIS
PLANTAS - USO TERAPÊUTICO
Resumo: A pimenta Capsicum baccatum var. pendulum, conhecida popularmente como pimenta dedo-de-moça, é bastante utilizada na gastronomia brasileira, desde a época do Descobrimento. As pimentas têm grande importância na economia do país, estando o Estado do Rio Grande do Sul entre os cinco maiores produtores. Estudos mostram que as pimentas do gênero Capsicum apresentam uma série de efeitos fisiológicos benéficos, mostrando-se excelente alimento nutracêutico. Assim, o presente trabalho objetiva avaliar o potencial antiinflamatório da espécie C. baccatum var. pendulum, através de diferentes modelos experimentais de inflamação (pleurisia, peritonite, sepse e lesão vascular por posicionamento de colar), além de avaliar a sua ação antidislipidêmica e antioxidante em animais. Os resultados mostram que a pimenta apresenta intensa ação hipocolesterolêmica, antiinflamatória e antioxidante, e que estes efeitos parecem estar relacionados com a presença de capsaicinóides, vitaminas e polifenóis.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1451
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000386734-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial178,6 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.