Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1457
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dc.contributor.advisorVieira, Renataen_US
dc.contributor.authorSouza, Marlo Vieira dos Santos een_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:42:17Z-
dc.date.available2013-08-07T18:42:17Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1457-
dc.description.abstractThe competitive environment has become more dynamic in the last few decades due to the great development of information and comunication technologies and to the globalization process. A company manager must, thus, always be well informed about the competitive landscape before making strategic decisions. In this sense, the Competitive Intelligence (CI) emerges as a discipline that aims to systematize the collection and analysis of information in the competitive environment willing to assist decision making. There is, however, an increasing amount of information being produced and released in Internet and traditional media, which become unwieldy. Associated with this, managers still suffer with time constraints to respond to the market stimuli and remain competitive. Thus, it is necessary to maintain a constant staff monitoring the competitive environment to be able to handle the amount of information from this various sources. We believe that the application Text Analysis techniques can help in various stages of such process. This work presents a proposal to use such techniques to aid the process of Competitive Intelligence. We discuss the use of Sentiment Analysis techniques coupled with Named Entity Recognition in texts from social media - especially Twitter - which helps in the analysis of the attitudes of the consumer market towards a brand. We also present a system implementing the proposed techniques, the evaluations made with it and present our conclusions.en_US
dc.description.abstractO ambiente competitivo se tornou, nas ultimas décadas, mais dinâmico graças às tecnologias de informação e comunicação e à globalização. O gestor, assim, precisa estar sempre bem informado sobre o panorama competitivo antes de tomar decisões estratégicas. Nessa direção, a Inteligência Competitiva (IC) surge como uma disciplina que pretende sistematizar a obtenção e análise de informações do ambiente competitivo com função de auxiliar a tomada de decisão. Há entretanto uma quantidade crescente de informação sendo produzida e disponibilizada em meios como a Internet e mídias tradicionais, as quais se tornam de difícil manejo. Associado a isso, os gestores sofrem ainda com restrições temporais para responder ao estímulo do mercado e manteremse competitivos. Dessa forma, é necessário manter uma equipe de monitoramento constante do ambiente competitivo para que se possa lidar com a quantidade de informação proveniente de diversas fontes. Acreditamos que a aplicação de técnicas de Análise de Texto podem auxiliar nas diversas fases do processo de IC.O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização de tais técnicas para auxiliar o processo de Inteligência Competitiva. Discutimos aqui a utilização de um método de Análise de Sentimentos aliado ao Reconhecimento de Entidades Nomeadas em textos provenientes de mídias sociais - particularmente o Twitter - que permitam analisar as atitudes do mercado consumidor quanto a uma determinada marca. São apresentados ainda o sistema desenvolvido, as avaliações realizadas e as conclusões que tiramos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectPROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURALpt_BR
dc.subjectRECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.titleMineração de opiniões aplicada a mídias sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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