Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1476
Tipo: doctoralThesis
Título: Uma infraestrutura para consistência dos processos de software baseados no metamodelo SPEM 2.0
Autor(es): Pereira, Eliana Beatriz
Orientador: Bastos, Ricardo Melo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
SOFTWARE - ANÁLISE DE DESEMPENHO
SIMULAÇÃO (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
Resumo: The use of software development processes in the IT organizations has become common. This happens because the quality product is related to the process quality. The main interest of the IT companies is to adopt one or more well-defined software development processes and tailor them when necessary to meet the projects specific needs. However, since the amount of elements and relationships of a software development process is huge, defining and tailoring a software development process are not trivial activities. Inconsistencies may easily be introduced into a software development process when certain precautions are not taken. As a consequence, an inadequate software development process may be created to a software project causing errors during its enactment. Considering the need to avoid inconsistencies in a software development process, this research proposes a consistence infrastructure that enables defining and tailoring consistent software development processes based on SPEM 2. 0 metamodel. The proposed infrastructure is composed by an extension to the SPEM 2. 0 metamodel, a set of well-formedness rules related to the consistency of the software development processes and a tool prototype that supports automatically the proposed metamodel and well-formedness rules.
O uso de processos de desenvolvimento de software nas organizações de TI tem se tornado cada vez mais comum. Um dos motivos é que a qualidade do produto de software está relacionada com a qualidade do processo utilizado na sua construção. Nesse contexto, o interesse das organizações é estabelecer um ou mais processos de desenvolvimento de software bem definidos; adaptando-os, quando necessário, para atender metas específicas dos projetos de software. Contudo, devido à grande quantidade de elementos e relacionamentos que um processo de desenvolvimento de software possui, as atividades de definição e adaptação de processos são tarefas não triviais. Quando alguns cuidados não são tomados, inconsistências podem ser facilmente introduzidas em um processo de desenvolvimento de software, fato que pode, muitas vezes, ocasionar a geração de um processo inadequado que acarretará em erros durante a execução de um projeto de software. Considerando a necessidade de evitar inconsistências em um processo de desenvolvimento de software, esta pesquisa propõe uma infraestrutura que viabiliza a definição e adaptação dos processos de desenvolvimento de software consistentes baseados no metamodelo SPEM 2. 0. A infraestrutura definida é composta por uma extensão ao metamodelo SPEM 2. 0, um conjunto de regras de boa-formação para consistência dos processos de desenvolvimento de software e um protótipo de ferramenta que auxilia o uso do metamodelo proposto e das regras de boa-formação.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1476
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000444969-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,66 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.