Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/14898
Type: doctoralThesis
Title: Fair play: diretrizes para o design de audiogames para usuários com deficiência para usuários com deficiência visual
Author(s): Borges, Olimar Teixeira
Advisor: Marczak, Sabrina dos Santos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Issue Date: 2018
Keywords: JOGOS ELETRÔNICOS - DESENVOLVIMENTO
ACESSIBILIDADE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
INFORMÁTICA
Abstract: No contexto da pesquisa em Informática na Educação e de Tecnologias Assistivas, o que se pode observar é a falta da aplicação de diretrizes para o desenvolvimento de jogos acessíveis. Desta forma, em geral, cada grupo de desenvolvedor fica imerso em um conjunto diferenciado de recomendações, sem saber identificar prioridades até, porque, muitas vezes, lhes faltam vivência com pessoas com deficiência. Desta forma, com a necessidade de encontrar recomendações específicas destinadas ao desenvolvimento de jogos acessíveis para usuários com deficiência visual, realizou-se uma pesquisa para verificar o processo de construção desses jogos. No contexto deste estudo, o termo “audiogame” está sendo utilizado para definir jogos baseados em interface sonora. Assim sendo, em um primeiro momento, o estudo em questão, através de uma das técnicas de revisão da literatura, chamada de Snowballing, identificou conjuntos de diretrizes destinadas ao desenvolvimento de jogos acessíveis em geral. O snowballing teve como resultado alguns conjuntos de diretrizes, que foram elaborados tendo como foco a criação de um guia de desenvolvimento de audiogames. Com base em coleta de dados por meio de questionários online e por um Grupo Focal, as diretrizes foram avaliadas juntamente com usuários com deficiência visual e com desenvolvedores de audiogames, visando uma consolidação da literatura com o que é realizado na prática. Como resultado, foi disponibilizado um guia com 33 diretrizes, chamado de Fair Play, para o design de audiogames e que também segue publicado em um ambiente web, para que um número maior de desenvolvedores interessados neste tipo de desenvolvimento, possa ter acesso.
In the context of Informatics in Education and Assistive Technologies, research we can be observe the lack of the application of guidelines for the development of accessible games. In this way, in general, each developer group is immersed in a differentiated set of recommendations, without knowing how to identify priorities, because they often lack experience with people with disabilities. Thus, with the need to find specific recommendations for the development of games accessible to visually impaired users, we conducted a survey to verify the process of building these games. In the context of this study, the term “audiogame” is being used to define guidelines based on sound interface. Thus, in the first instance, the study in question, through one of the techniques of literature review, called Snowballing, identified sets of guidelines aimed at the development of games accessible in general. This study resulted in some sets of guidelines, which were developed with the focus on the creation of a audiogames development guide. Based on data collection through online questionnaires and a Focal Group, the guidelines were evaluated alongside visually impaired users and with developers of audiogames, aiming at consolidating the literature with what is in practice. As a result, a guide with 33 guidelines, called Fair Play, for the audiogames design has been made available and also published in a web environment, so that a greater number of developers interested in this type of development, can have access to it.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14898
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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