Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/14927
Tipo: masterThesis
Título: Redes internacionais de pesquisa e excelência da pós-graduação: visão de pesquisadores da área da medicina
Autor(es): Grabinski, Cláudia
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: PÓS-GRADUAÇÃO - BRASIL
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Resumo: A avaliação da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, fundação do Ministério da Educação - MEC. Ao desempenhar esse papel ela estabelece diretrizes de acordo com os avanços da ciência em busca de um padrão de excelência. Os Programas de Pós-Graduação Institucionalizados trabalham em busca dos melhores resultados de suas avaliações, considerando que uma boa nota implica qualidade e reflete em fomento à Pesquisa. Um programa com a nota máxima é caracterizado como de “excelência acadêmica” e para ser excelente ele deve atender critérios de internacionalização, consubstanciados em Redes de Pesquisas Internacionais. Diante disso o objetivo da presente dissertação foi verificar a relação entre as redes de pesquisas internacionais e níveis de excelência da pós-graduação, em um Programa de Pós-Graduação de Excelência na área da Medicina. Em um primeiro momento, esse estudo de caso, apoiado na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos de análise documental, analisou os documentos de área da Medicina/Capes, quanto ao tópico internacionalização. Após os professores pesquisadores credenciados a um programa de pós-graduação nota máxima pela CAPES, foram instados, através de entrevista semiestruturada, a apresentar sua visão sobre a internacionalização e a delinear as contribuições das Redes Internacionais de Pesquisa à excelência da pós-graduação.Através da ferramenta metodológica da Análise Textual Discursiva – ATD, chegou-se a uma definição do que a CAPES considera internacionalização para as áreas da medicina. Em contrapartida como os pesquisadores enxergam efetivamente na prática essas ações e movimentos, levando em consideração a realidade de suas atividades. Finalmente ao descrever suas redes de colaboração, como elas se formam e sua importância para a comunidade científica global, foi possível vislumbrar que as atividades das redes de pesquisa e os resultados dela advindos representam atualmente muito além da produção científica resultante para o grupo envolvido. As atividades oriundas das redes podem trazer benefícios para um grupo muito maior do que a “teia” gerada, pois colégios invisíveis são formados e a informação dela gerada, assim como as relações consignadas entre seus membros, acabam por beneficiar um grupo muito maior e fora da teia.
The evaluation of the strictu sensu post-graduation in Brazil is performed by the Coordination of Superior Level Staff Improvement – CAPES, foundation of the Ministry of Education – MEC. By playing this role it establishes basic guidelines according to the advencements in science, searching for a standard of excellence. The formalized post-graduation programmes work for the best results in their evaluations, considering that a good grade implies quality and that reflects in research promotion. A maximum rated programme is characterized with “academic excellence” and, to be excellent, it must fulfill internationalization criteria, substantiated in International Research Networks. Thus, the objective of the following dissertation was to verify the relation between the international research networks and the post-graduation excellence levels in a Post-graduation Programme of Excellence, in the medical field. At first, this case of study, supported in the qualitative approach with technical processes of document analysis, went through the documents of the Medicine/Capes field, regarding to the internationalization topic.Thereafter, the researcher professors accredited to a post-graduation programme with the maximum grade received by CAPES, were urged, through semistructured interview, to present their vision about internationalization and outline the International Research Networks contribution to the excellence of the post-graduation. Using the Discursive Textual Analysis – DTA methodological tool, a definition has been reached about what CAPES considers as internationalization for the medical field. By contrast, how the researchers effectively see this actions in practice, considering the reality of their activities. Finally, by describing its collaboration networks, how they form itselves and their importance to the scientific global community, it was possible to foresee that the activities of the research networks and its originating results represent today way beyond the resulting scientific production for the involved group. The activities derived from the networks can bring benefits to a much greater group than the actual network itself, since invisible associations are formed and, the obtained data, as well as the consiganted relationships between its members, end up benefiting a larger group from outside of the network.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14927
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