Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/14956
Tipo: masterThesis
Título: A trajetória e as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues para a marcha (1954-1962)
Autor(es): Predebon, Gabriel Soares
Orientador: Paredes, Marçal de Menezes
Gonçalves, Leandro Pereira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: INTEGRALISMO - BRASIL
CINEMA
MOVIMENTO NEGRO
CATOLICISMO
BRASIL - HISTÓRIA POLÍTICA - SÉCULO XX
Resumo: Este estudo objetiva analisar as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues (1923-1987) para o jornal A Marcha, órgão oficial do Partido de Representação Popular, de tendências conservadoras e herdeiro político da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista da década de 1930. Busca-se compreender, mediante a análise da trajetória do autor, marcada por seu envolvimento no movimento negro, notadamente com o Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias Nascimento, a relação entre o integralismo e a questão racial, assim como seu pensamento político e sua fé católica. Com base em suas colunas cinematográficas, busca-se analisar a inserção do autor na crítica cinematográfica, além de tentar compreender seu pensamento político por intermédio de sua sociabilidade com diversos escritores católicos conservadores ligados ao integralismo. Também se analisa o catolicismo presente nas colunas, suas aproximações e seus distanciamentos em relação aos grupos católicos organizados em relação ao cinema, e a presença da questão racial em suas colunas.
This study aims to analyze the cinematographic columns that Ironides Rodrigues (1923-1987) wrote for the newspaper A Marcha, the official organ of the Partido de Representação Popular, of conservative tendencies and political heir of Ação Integralista Brasileira, fascist inspired movement of the 1930’s. It aims to comprehend, through the author’s trajectory, marked by his involvement within the Black Movement, mainly the Teatro Experimental do Negro, funded by Abdias Nascimento, the relations between integralism and the racial question, as his political tendencies and catholic faith. Through his cinematographic columns, the study aims to analyze the author’s insertion in the cinematographic criticism, Besides the Catholicism that in his columns, its distances and approximations with the organized groups in relation to cinema and the presence of the racial question in his columns.
URI: http://hdl.handle.net/10923/14956
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