Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/14973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.authorDopico, Sabrina Isis Bruganarotto
dc.date.accessioned2019-06-27T12:01:25Z-
dc.date.available2019-06-27T12:01:25Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/14973-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa que foi desenvolvida nesta dissertação foi identificar como o Ensino de Cosmologia contribui para a formação de atitudes transdisciplinares em alunos. Esta pesquisa foi realizada devido a importância da Transdisciplinaridade visar o incentivo de reflexões, por parte dos alunos, em conjunto com a Cosmologia que se elucidou um tema incentivador destas reflexões, além de muitos estudantes demonstrarem interesse pela temática. Para isso, incialmente, foram lidas obras dos autores Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Dinorah Sanvitto Tronca e uma Tese que descreve indicadores de atitudes Transdisciplinares, para que pudéssemos nos impregnar acerca da Transdisciplinaridade. Feito isso, foram realizadas buscas em bancos de Teses e Dissertações para a seleção de trabalhos que tratavam da temática Ensino de Cosmologia, para que dispusessem de dados para a busca das atitudes transdisciplinares. Para a coleta e análise de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise crítica dialética, baseadas em diferentes obras para melhor compreensão de suas etapas.Assim, a partir da questão de pesquisa: Como o ensino de Cosmologia pode contribuir para a formação de atitudes Transdisciplinares nos alunos? Evidenciamos que, a partir da análise dos materiais selecionados, as atitudes transdisciplinares podem ser desenvolvidas a partir do ensino da Cosmologia, com exceção de uma destas atitudes. Contudo, para que estas se manifestem nos alunos, as abordagens utilizadas pelos professores não se enquadram como sendo abordagens tradicionais ou superficiais. Dentre estas abordagens, evidenciamos que as atitudes passam a se desenvolver nos estudantes a partir do momento em que estes começam a possuir uma visão de que a Ciência está em um processo de eterna mudança, sendo essa inacabada. Esta visão se desenvolve a partir do estudo de como os modelos cosmológicos evoluíram ao longo da história da humanidade, portanto levando em consideração de que o conhecimento científico é produto da interação entre distintos níveis de realidade. As atitudes se manifestam também, ao se trabalhar uma visão mais aberta entre Ciência e Religião, no que tange suas manifestações sociais e culturais na construção da história da Ciência. Além disso, os processos dialéticos entre os alunos contribuem para que esses cheguem a consensos mais elaborados, envolvendo as principais controvérsias que repousam sobre a Cosmologia.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the research that was developed in this dissertation was to identify how the teaching of cosmology contribute for the formation of transdisciplinary attitudes in students. This research was developed because of the importance of transdisciplinarity for incentivated the reflexions in the students together with the Cosmology that elucidates a theme incentivator of thisreflections. Apart from that very students demonstrated interest for Cosmology. For that initially was readed books of the autores Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Dinorah Sanvitto Tronca and one thesis that describes the indicators of transdisciplinary attitudes. Done that, We searched in databases of thesis and dissertations for the selection of papers that related to the theme of cosmology teaching.For the data collection and analysis was utilized the bibliographic research and the dialectical critical analisys based on differents books for a better understanding of your stages. So the question research was been formuled like: How the theaching of Cosmology can contribute for the formation of transdisciplinary atitudes in students? We show that from the analysis of the data base selected the transdisciplinary attitudes can be developed from teaching of Cosmology wich exception one of this attitudes. Yet for the atittudes be manifested in students the approaches used for the teachers don’t be a traditional approaches or superficials. The attitudes can manifested in the students from visions wich the science it’s not finished but chanching. This vision developed from the study how the cosmologic models evolved from the history of the humanity. Therefore thaking into account wich the Science knowledge is product of the interation of distints levels of reality.The transdisciplinar atitudes also manifested to visions more open about the science enad religion in the science story. The dialeticals process in students contributed so that they arrive to elaborated consensus envolving the principals controversies in the Cosmology.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino de Cosmologia, Transdisciplinaridade, Atitudes transdisciplinares, Ensino de Ciências, História da Ciência, Análise Crítica Dialética.pt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectCOSMOLOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleComo o ensino de cosmologia pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes transdisciplinares nos alunos?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000495055-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.