Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15275
Tipo: masterThesis
Título: Criatividade e aprendizagem na educação de jovens e adultos: discussões a partir da teoria da subjetividade
Autor(es): Azambuja, Isabella Kessler de
Orientador: Rozek, Marlene
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
APRENDIZAGEM
CRIATIVIDADE
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar como a criatividade é produzida e expressada nas produções subjetivas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos nos processos de aprendizagem. Na pesquisa de Estado do Conhecimento não encontramos nenhum trabalho que se alinhasse a essa perspectiva, somente aproximações. A perspectiva epistemológica que embasa o trabalho é a Epistemologia Qualitativa de González Rey (1999, 2002, 2010). As discussões sobre a subjetividade de González Rey na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica nos fundamentam ao trazer a trajetória individual e histórica do indivíduo como central para a produção subjetiva. Dessa forma, entendemos a aprendizagem também como um processo subjetivo; ou seja, ligado à trajetória de vida do aluno. Nesse sentido, nossa concepção de criatividade se relaciona às discussões de Mitjáns Martinez (1997) sobre os aspectos subjetivos e personológicos da mesma, a entendendo como um conjunto de configurações subjetivas que entreveem a ação criativa. Entendendo o impacto dessas concepções teóricas para a Educação de Jovens e Adultos, discutimos essa modalidade de ensino enquanto idiossincrática dentro da Educação Básica, pensando nos seus alunos como sujeitos de direitos (ARROYO, 2007) e as suas relações com o trabalho (GONÇALVES, 2012). Dessa forma, como objetivo geral do trabalho delimitou-se a análise da produção e da expressão da criatividade nas produções subjetivas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa envolveu um trabalho de campo de 5 meses em uma turma de EJA, em que a pesquisadora, além de participar do contexto dos alunos, realizou dinâmicas conversacionais com 2 participantes da pesquisa.Diversos instrumentos de pesquisa foram utilizados, como completamento de frases e produção fotográfica. Esses casos foram analisados através da Metodologia Construtivo-Interpretativa (GONZALEZ REY, 1997). Os resultados da pesquisa são apresentados na discussão dos dois casos e em uma análise integrativa dos mesmos. As conclusões do estudo evidenciam as diferentes formas de expressão da criatividade para cada participante; enquanto em Eutanásio se relaciona mais à família e ao trabalho, em Sédriky se relaciona à religiosidade e ao trabalho. Portanto, a criatividade não emerge de maiores condições cognitivas, mas sim de contextos de vida específicos. Nos dois participantes percebemos que a expressão da criatividade, de diversas formas, perpassa os conceitos de personalização da informação, confrontação com o dado e produção de ideias próprias, com um adicional de tensionamento com a subjetividade social. Além disso, percebemos o quanto que a relação com terceiros é importante para a ação criativa, assim como espaços para o desenvolvimento das suas condições de sujeito. Por fim, percebemos uma falta de hierarquia entre processos criativos formais ou informais para os participantes, tendo ambos muito valor para os mesmos pela sua capacidade de tensionamento com a subjetividade social.
This work aims to analyze how creativity is produced and expressed in the subjective productions of students of Youth and Adult Education in their learning processes. In the Knowledge State survey we did not find any work that aligned with this perspective, only approximations. The epistemological perspective that underlies the work is the Qualitative Epistemology of González Rey (1999, 2002, 2010). The discussions about subjectivity of González Rey in the Theory of Subjectivity in the cultural-historical perspective are based on bringing the individual and historical trajectory of the individual as central to the subjective production. Therefore, we understand learning as a subjective process as well; that is, linked to the student's life trajectory. Our conception of creativity is based on the discussions of Mitjáns Martinez (1997) about the subjective and personological aspects of the creative process. Therefore, the crativity is understood as a set of subjective configurations that intercede the creative action. Understanding the impact of these theoretical conceptions for the Education of Young and Adults, we discuss this modality of education in its own idiosyncratic characteristics, understanding its students as worthy of human rights (ARROYO, 2007) and their relationships with work (GONÇALVES, 2012). The research involved a fieldwork of 5 months in an EJA class, in which the researcher, in addition to participating in the context of the students, conducted interviews with 2 participants. Several research instruments were used, such as sentence completion and photographic production.These cases were analyzed through Constructive-Interpretative Methodology. The results of the research are presented in the discussion of the two cases and in an integrative analysis. The conclusions of the study show the different forms of creativity expression for each participant; while in Euthanasio he relates more to family and work, in Sédriky it‘s related to religiosity and work. Therefore, creativity does not emerge from greater cognitive conditions, but from specific contexts of life. In the two participants we perceive that the expression of creativity, in various ways, permeates the concepts of personalization of information, confrontation with the data and production of ideas of their own, with an additional tension with social subjectivity. In addition, we perceive how the relationship with third parties is important for creative action, as well as spaces for the development of their subject conditions. Finally, we perceive a lack of hierarchy between formal or informal creative processes for the participants, both of which are of great value to them because of their capacity for tension with social subjectivity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15275
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