Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/15305
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dc.contributor.advisorLima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.authorCosta, Gian Giermanowicz
dc.date.accessioned2019-08-13T12:01:36Z-
dc.date.available2019-08-13T12:01:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15305-
dc.description.abstractA pesquisa apresenta como cenário os Clubes de Ciências, espaços não formais de aprendizagens que, por meio da pesquisa, do debate e do trabalho em equipe, o pensamento científico é desenvolvido. O Clube de Ciências alvo desta investigação é mantido pela parceria entre uma Universidade do Sul do Brasil e uma rede de escolas de Educação Básica. Participam destes espaços dois grupos: (1) docentes (do Ensino Superior e da Educação Básica) e (2) discentes, divididos em três subgrupos: a) alunos da graduação que atuam como monitores; b) alunos da Educação Básica egressos do Clube de Ciências, que também atuam como monitores; c) alunos da Educação Básica do sexto ano do Ensino Fundamental que participam de atividades semanais – planejadas pelos professores e monitores – no contraturno de suas atividades escolares. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos egressos do Clube de Ciências que atuam como monitores. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência da monitoria em Clube de Ciências para a potencialização da formação integral do aluno-monitor.A fim de responder aos objetivos da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: carta de intenção dos alunos-monitores, registro das observações do pesquisador em diário de campo, entrevista em grupo com os alunos-monitores, fórum online e entrevistas semiestruturadas com os responsáveis legais dos alunos-monitores. O material proveniente desses instrumentos foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, descrita por Moraes e Galiazzi (2011), com o intuito de produzir novas compreensões sobre os discursos estudados. As categorias que emergiram do processo de Análise Textual Discursiva foram: categoria conviver: eu e os outros, categoria ser: atitude do aluno protagonista e categoria fazer: planejar, executar e lidar com imprevistos. Cada categoria colaborou para compreender as contribuições da monitoria em Clubes de Ciências no aprimoramento de aspectos cógnitos, intrapessoais e interpessoais necessários para que o indivíduo do século XXI possa estabelecer-se em sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe research presents as scenario the Science Clubs, non-formal learning spaces that through research, debate and teamwork, scientific thinking is developed. The Science Club target of this investigation is maintained by a partnership between a University in South of Brazil and a network of Basic Education schools. There are two groups participating in these spaces: (1) teachers (Higher and Basic Education) and (2) students, divided into three subgroups: a) undergraduate students who act as monitors; b) Basic Education alumni from the Science Club, who also act as monitors; c) Primary School students who participate in weekly activities - planned by teachers and monitors - opposed to their school activities. The subjects of this research are the alumni of the Science Club who act as monitors. The present study had as objective to understand the influence of the monitoring in Science Club in order to potentiate the integral formation of student-monitor. For the purpose of responding to the research objectives, the following instruments were used to collect data: letter of intention of the students-monitors, observation records of the researcher in field journal, group interview with students-monitors, online forum and semi-structured interviews with the legal heads of students-monitors.The material from these instruments was analyzed through Discursive Textual Analysis, described by Moraes and Galiazzi (2011), with the aim of producing new understandings on the discourses studied. The categories that emerged from the Discursive Textual Analysis process were: living category: self and others, existence category: protagonist student attitude and doing category: plan, execute and deal with unforeseen. Each category collaborated to comprehend the contributions of monitoring in Science Clubs in the improvement of cognitive aspects, intra- and interpersonal, necessary for the 21st century individual to be established in society.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.subjectCLUBE DE CIÊNCIASpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleContribuições da monitoria em clubes de ciências para o aprimoramento pessoal e cognitivo do aluno-monitorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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