Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15331
Tipo: masterThesis
Título: Práticas de alfabetização em contextos de 1º ano do ensino fundamental: retratos de um cenário escolar público estadual e um municipal
Autor(es): Omitto, Melina Borges
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: ALFABETIZAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA
ESCRITA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEdu/PUCRS). Tem por objetivo investigar quais são as práticas pedagógicas utilizadas e consideradas como potencializadoras e/ou limitadoras em contextos de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de analisar práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Pública. As duas escolas públicas escolhidas apresentaram não só destaque positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como também relevância de demandas no município. Além da análise do marco legal, o referencial teórico fundamenta-se em Emília Ferreiro e Ana Teberosky, (1985) Magda Soares (2017), Paulo Freire (1979), Piaget (1972), Vygotsky (1991), Fernando Becker (1993) e Piccoli e Camini (2012).A metodologia seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, adotando como instrumentos para a coleta de dados a observação simples, a pesquisa documental e entrevistas. Os participantes foram os professores alfabetizadores das duas instituições de ensino. A análise dos dados se deu à luz dos princípios da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011). A pesquisa abordou também as proposições legais como princípios norteadores no trabalho com a leitura e com a escrita; o que os professores adotam como práticas pedagógicas e as respectivas epistemologias que subjazem a estas práticas. Outro foco de investigação consistiu em apresentar um “retrato” revelando os pontos de convergência e de divergência evidenciados nestas instituições de ensino público. Como resultados, identificamos que ambos cenários possuem práticas – com foco no planejamento, nas atividades e nas intervenções – que potencializam e limitam a alfabetização das crianças. Diante disso, sinalizamos a necessidade e urgência de valorização e investimentos na formação continuada dos professores, a fim de atender necessidades de sua qualificação contínua.
This research is inserted in the line of Formation, Practical Politics and in Education of the Program of After-Graduation in Education of the School of Humanities of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PPGEdu / PUCRS). It has been the objective to investigate which practical pedagogical are used and considered the potencializadoras and / or the limiter ones in contexts of alphabetization in 1st year of Basic Teaching in two public schools of the Region Metropolitan of Porto Alegre. It is treated to analyze practical pedagogical literacy teachers in the Public Education. The two chosen public schools have not only been presented positive in the Index of Development of Basic Education (IDEB), as well as relevance of demands in the city. In addition to the analysis of the legal framework, the theoretical framework is based on Emília Ferreiro and Ana Teberosky, (1985) Magda Soares (2017), Paulo Freire (1979), Piaget (1972), Vygotsky (1991), Fernando Becker and Luciana Piccoli and Patrícia Camini (2012).The methodology followed the principles of the qualitative research, adopting the instruments for the collection of data the simple comment, the documentary research and interviews. The participants had been the literacy teachers of the two institutions of education. The analysis of the data if given to the light of the principles of Literal Analysis Discursiva (Moraes and Galiazzi, 2011). The research also approached the legal proposals in the work with the reading and the writing; what the professors adopt the practical pedagogical and the respective epistemologies that underlie to these practical. Another focus of inquiry consisted of presenting a "picture" disclosing the points of evident convergence and divergence in these institutions of public education. The results, we identify that both scenes possess practical - with focus in the planning, the activities and the interventions - that they potentiate and they limit the literacy of the children. Therefore, we indicate the necessity and urgency of valorization and investments in the continuous training of teachers, in order to meet the needs of their continuous qualification.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15331
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000494723-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,82 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.