Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/15342
Tipo: masterThesis
Título: Marcadores discursivos na aquisição do português como língua adicional: uma aplicação da análise da conversa em amostras do Brasil e da Inglaterra
Autor(es): Quadros, Thais Dias de
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: LÍNGUA ADICIONAL
PORTUGUÊS - ANÁLISE LINGUÍSTICA
PORTUGUÊS - CONVERSAÇÃO
LINGUÍSTICA
Resumen: Os marcadores discursivos (MDs) têm se apresentado como uma preocupação dos linguistas, especialmente para os que abordam questões pertinentes à Análise da Conversa (AC) ou às interações realizadas oralmente, de modo geral. Devido ao fato de que os estudos relativos aos MDs são numerosos e compõem diferentes perspectivas em face do mesmo objeto de pesquisa, faz-se necessário construir um recorte composto pelas vertentes mais influentes desses estudos. Partindo dessa necessidade primária, esta dissertação explora três perspectivas: Discursiva de Schiffrin (1987, 1994), Pragmática de Fraser (1990, 2009) e Linguístico-Interacional de Maschler (1991, 1994, 1997, 2012), buscando compreender suas definições de MDs e suas respectivas metodologias analíticas. A partir desses estudos basilares, buscamos apoio nos estudos referentes aos MDs em contexto pedagógico de Fung & Carter (2007) e de Risso e colaboradores (2002), para a criação de um quadro delimitador das unidades “MDs” e de quadros funcionais aos quais estes MDs se aplicam, no contexto de sala de aula. Com o intuito de analisar amostras de interação em salas de aula de aprendizes de português como língua adicional (PLA), no Brasil e na Inglaterra, apoiamo-nos nos fundamentos da AC - de tal forma que seja possível estar mais próximo do fenômeno no momento da análise (Ten HAVE, 2007); e fazemos uso do software CLAN - que organiza os dados com as convenções da AC, de Jefferson (1972).De acordo com essa visão, o presente trabalho traz à luz os MDs presentes na fala espontânea de aprendizes de Português como Língua Adicional (PLA), as categorias funcionais às quais os mesmos pertencem, e diferentes MDs e/ou usos de MDs apresentados no contraste entre aprendizes no Brasil e na Inglaterra. Ao final deste estudo, foi possível elaborar um conjunto de 71 MDs, pertencentes a quatro categorias funcionais diferentes, nas salas de aula de PLA investigadas.
Discursive markers (DMs) have been presented as a concern of linguists, especially those who address issues pertaining to Conversation Analysis (CA) or interactions performed orally in general. Due to the fact that DM studies are numerous and set different perspectives in relation to the same research object, it is necessary to build a cutout of the most influential strands of these studies. Based on this primary need, this dissertation explores three perspectives: Schiffrin's Discourse (1987, 1994), Fraser's Pragmatics (1990, 2009) and Maschler's Interactional Linguistics (1991, 1994, 1997, 2012), seeking to understand their definitions of DM and their respective analytical methodologies. From these fundamental studies, we rely on the body of research referring to DMs in pedagogical context by Fung & Carter (2007) and Risso and colleagues (2002) for the creation of a delimiting framework of "DM" units and of functional frameworks to which these DMs apply in a classroom context. In order to analyze interaction samples in classrooms of Portuguese as an Additional Language (PAL), from Brazil and from England, we rely on the fundamentals of AC - in such a way that it is possible to be closer to the phenomenon at the time of analysis (Ten Have, 2007), and we use the software CLAN - which organizes the data with the CA conventions, developed by Jefferson (1972). From this standpoint, this research brings to light the DM produced in the spontaneous speech of PAL learners, the functional categories to which they belong, and different DM and/or DM uses presented in the contrast between apprentices in Brazil and in England. By the end of this study, it was possible to elaborate a set of 71 DM, which belong to four different functional categories, in the PLA classrooms investigated.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15342
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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