Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15344
Tipo: masterThesis
Título: Gêneros emergentes da tecnologia em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo sob a perspectiva da linguística textual
Autor(es): Guimarães, Renata de Andrades
Orientador: Delanoy, Cláudio Primo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: PORTUGUÊS - ENSINO
LIVROS DIDÁTICOS
LINGUÍSTICA DO TEXTO
LINGUÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
Resumen: Os gêneros textuais são eventos comunicativos passíveis de mudanças de acordo com as necessidades de comunicação. Neste contexto, os gêneros digitais surgem exatamente dessa nova era de relações comunicativas que emerge dos avanços tecnológicos. Diante disso, é necessário que as atividades relacionadas a esses gêneros em manuais didáticos sejam investigadas, levando em conta as características que esses gêneros possuem, para que possam, então, ser utilizados como objetos de ensino/ aprendizagem de línguas. Este trabalho está fundamentado na Linguística Textual e tem o objetivo de analisar se há uma abordagem dos gêneros emergentes da tecnologia adequada ao ensino nos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental. Além disso, tem como objetivos específicos analisar as atividades que envolvem gêneros digitais em livros didáticos; avaliar se essas atividades propiciam o estudo dos gêneros digitais como eventos comunicativos que possuem características e funções definidas; observar a menção a gêneros digitais na coleção ao longo dos anos escolares; e, apresentar uma proposta de ensino diferenciada para livros didáticos de Língua Portuguesa que envolva o gênero digital post. Assim, para que o objetivo da pesquisa fosse atingido, foram selecionados 4 livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção Projeto Teláris para constituição do corpus de análise. Os livros foram selecionados com base em quatro critérios estabelecidos previamente, dentre eles o fato de serem livros atuais, e, portanto, estarem em uso atualmente em algumas escolas.A metodologia de pesquisa envolveu análise dos livros, a fim de observar a presença ou não de atividades envolvendo gêneros digitais nos livros didáticos, bem como descrição e análise de quatro capítulos selecionados para exemplificação e discussão dos dados com base nos pressupostos teóricos da Linguística Textual. Os resultados obtidos sugerem que, apesar da crescente discussão levantada por teóricos a respeito dos gêneros digitais e da grande utilização desses elementos no processo comunicativo atualmente, a inclusão desses gêneros como objetos de ensino em manuais didáticos ainda é pouco realizada. Após análise e discussão dos resultados, apresenta-se uma proposta pedagógica elaborada com o gênero digital post, também embasada nos postulados da corrente teórica adotada. Procura-se, dessa maneira, contribuir de alguma forma para os estudos linguísticos, mais especificamente para aqueles relacionados ao estudo dos gêneros textuais e ao ensino de Língua Portuguesa no ambiente escolar.
Textual genres are communicative events that can change according to the needs of communication. In this context, digital genres come from this new era of communicative relationships, from technological advances. Therefore, comes the necessity to investigate activities related to these genres in textbooks, considering the characteristics of these genres to use them as language teaching/learning objects. This thesis deals with Textual Linguistics and aims to show if there is an adequate approach between emerging genres in technology and the teaching process in textbooks of Portuguese Language in elementary school (6th to 9th grades or equivalent). In addition, this paper holds an analysis of activities in digital genres that include: to interpret textbooks; to evaluate characteristics and defined functions in communicative events; to observe references throughout school years, and to introduce a distinctive teaching proposal to textbooks of Portuguese Language involving a digital genre called post. Thus, to meet this purpose, a selection of four textbooks of Portuguese Language from the collection Teláris Project, compose the corpus of analysis. There are four previously established criteria to select he books. An example is the use of current books. The analysis of this material brings a research methodology in order to observe the presence or absence of activities involving digital genres in textbooks, as well as a description and analysis of four chapters to exemplify and discuss the data according to theoretical assumptions of textual linguistics.According to the results, despite theorists discussions around digital genres and the great use of them in current communicative process, an inclusion of these elements as teaching objects in textbooks is still limited. The results of this research bases on the theoretical framework adopted and the analysis develops a pedagogical proposal from the digital genre called post. Thus, the intention is to contribute somehow to linguistic studies, more specifically to those related to the study of textual genres as well as to teaching Portuguese in school environments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15344
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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