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dc.contributor.advisorRüdiger, Francisco
dc.contributor.authorPereira, Guilherme Mendes
dc.date.accessioned2019-10-23T12:01:57Z-
dc.date.available2019-10-23T12:01:57Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15736-
dc.description.abstractSeriados como The Sopranos e Breaking Bad, com seus protagonistas anti-heroicos (Tony Soprano e Walter White), trouxeram inovações narrativas, estéticas e temáticas, ampliando o horizonte cinematográfico para além de padrões que, até pouco tempo, eram mais ou menos homogêneos. Neste estudo, argumenta-se que tais narrativas e seus anti-heróis conformam alegorias à fortuna da moralidade contemporânea — desenhada por analistas como Lipovetsky (1994) e Bauman (1997). Contrapõe-se esse material à singular tipologia do anti-herói estadunidense dos romances ficcionais literários da década de 1960, desenvolvida por Simmons (2008). Se esse anti-herói surgiu em um contexto contracultural e teve um importante papel de crítica social e política, o seu duplo contemporâneo é antagônico, enaltecendo, por sua vez, aspectos ditados pelo mainstream na contemporaneidade, como o individualismo, o consumismo e o enfraquecimento da responsabilidade moral. A partir de levantamento teórico e da análise comparativa dos produtos comunicacionais e dos anti-heróis aqui inseridos, observa-se que estes, bem como os conflitos, polêmicas, representações e provocações que evocam, têm potência, ao possibilitarem às audiências o exercício filosófico sobre as questões que desenvolvem.pt_BR
dc.description.abstractTV series such as The Sopranos and Breaking Bad with their antihero protagonists (Tony Soprano and Walter White) have brought narrative, aesthetic and thematic innovations, broadening the cinematographic horizon beyond standards that, until recently, were more or less homogeneous. In this study, it is argued that such narratives and their antiheroes conform allegories to the fortune of contemporary morality — drawn by analysts such as Lipovetsky (1994) and Bauman (1997). This material contrasts with the singular typology of the American anti-hero of the literary fictional romances of the 1960s, developed by Simmons (2008). If this anti-hero emerged in a countercultural context and had an important role of social and political criticism, his postmodern double is antagonistic, extolling, in turn, aspects dictated by the mainstream in contemporary times, such as individualism, consumerism and the weakening of moral responsibility. From a theoretical survey and the comparative analysis of the communicational products and the antiheroes inserted here, it is observed that these, as well as the conflicts, polemics, representations and provocations that evoke, have potency, by allowing the audience to dialogue and philosophical exercise on the issues they develop.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃO - SERIADOSpt_BR
dc.subjectANTI-HERÓIS - SÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleMoralidade anti-heroica contemporânea: estudo comparativo entre os personagens Tony Soprano e Walter Whitept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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