Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15790
Tipo: masterThesis
Título: Estudo da intertextualidade: diálogos que tecem sentidos
Autor(es): Duarte, Jomara Martins
Orientador: Delanoy, Cláudio Primo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: INTERTEXTUALIDADE
DIALOGISMO
SENTIDOS
LINGUÍSTICA
Resumo: Este trabalho propõe desenvolver um estudo sobre uma das abordagens atuais do conceito de intertextualidade pelo viés da Linguística Textual, mais precisamente, por Koch, Bentes e Cavalcante (2012). O interesse por realizar esta investigação acadêmica decorre do fato de considerarmos a intertextualidade um dos fenômenos mais significativos da linguagem, devido à possibilidade de potencializar a compreensão dos textos. A perspectiva teórica adotada é em virtude de ser uma concepção que incorpora o princípio dialógico de Bakhtin, de onde o conceito, cunhado por Kristeva, já dava indícios de sua existência. E também, devido à influência bakhtiniana, pela abordagem abrangente que é dada a tal fenômeno em detrimento de questões que envolvem mera citatividade de intertextos. Para delinear mais precisamente os propósitos desta dissertação, construímos três objetivos específicos, quais sejam: (i) examinar como o conceito de intertextualidade é desenvolvido atualmente no interior da Linguística Textual, notadamente por Koch; (ii) investigar sob quais circunstâncias teóricas o conceito de intertextualidade se originou, recorrendo ao postulado dialógico da linguagem e a conceitos oriundos da Análise do Discurso, que são utilizados e/ou que podem estar prefigurados no livro teórico de Koch, Bentes e Cavalcante (2012); (iii) analisar textos, a fim de demonstrar como as relações intertextuais podem contribuir para a compreensão textual. Para a realização desta última etapa, escolhemos dois poemas que foram citados na obra das linguistas, porém não analisados por elas. A saber: “Canção do exílio” de Gonçalves Dias, e “Canção do exílio às avessas” de Jô Soares. A metodologia consiste na análise dos textos com base em um roteiro elaborado pela presente autora, cujos tópicos levam ao exame de aspectos que versam sobre o gênero textual e também ao exame das relações intertextuais, que são identificadas de acordo com a perspectiva teórica referida. Dessa forma ‒ guiando-nos pela ideia de que o sentido não está somente no texto, mas na interação autor-texto-leitor/ouvinte ‒ pretendemos mostrar que os efeitos de sentido decorrentes do reconhecimento das características do texto, enquanto gênero, ampliam-se em virtude da revelação de diálogos intertextuais que, por sua vez, revelam-se pela ativação dos conhecimentos prévios do leitor que, neste caso, é a presente autora. Dadas as discussões teóricas e análises de textos realizadas nesta pesquisa, esperamos colaborar para a reflexão sobre a importância do estudo dos processos intertextuais que ocorrem na linguagem, de modo a enxergá-los como recursos capazes de desvelar sentidos subjacentes aos textos.
This paper deals with a study about one of the current approaches of the intertextuality concept through Textual Linguistics, more specifically by Koch, Bentes and Cavalcante (2012). The interest in holding this academic research comes from the fact of considering intertextuality as one of the most significant phenomena of language due to the possibility to enhance text comprehension. The dialogic principle of Bakhtin, coined by Kristeva, embodies the theoretical perspective of this paper. Moreover, the influence from Bakhtin offers a comprehensive approach to the detriment of questions that involve quotations in intertexts. Three specific objectives outline the study: (i) to examine the development of intertextuality concept in Textual Linguistics, notably by Koch; (ii) to study the theoretical origins of intertextuality recurring to the dialogic postulate of language and to concepts from the Analysis of Speech, used and/or prefigured on the theoretical book of Koch, Bentes and Cavalcante (2012); (iii) to analyze texts and illustrate how intertextual relationships can contribute to textual comprehension. Thus, two poems are in this paper, but the authors did not analyze them. They are “Canção do exílio” from Gonçalves Dias and “Canção do exílio às avessas” from Jô Soares. The author elaborated a guideline that analyzes the texts taking two topics on evaluation process: textual genre and intertextual relationships according to the theoretical perspective referred. Therefore – leading on an idea that meaning is not only in the text, but also in the interaction author-text-reader/listener – the intention is to show that effects of meaning result from recognizing characteristics of texts as a genre, expanding in virtue of the revelation of intertextual dialogue, which in turn is unfold by the activation of previous knowledge of the reader. Theoretical discussion and text analysis held in this research, are the contribution to the reflection about the importance of studying intertextual processes that occur in language regarding them as resources capable of revealing underlying meanings to the texts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15790
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JOMARA_MARTINS_DUARTE_COMPLETO.pdfTexto completo948,35 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.