Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1590
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, Márcio Sarrogliaen_US
dc.contributor.authorRieder, Rafaelen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:43:04Z-
dc.date.available2013-08-07T18:43:04Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1590-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia para modelar e construir tarefas de interação 3D em ambientes virtuais usando Redes de Petri, uma taxonomia de decomposição de técnicas e conceitos de orientação a objetos. Para tanto, um conjunto de classes e uma biblioteca gráfica são requisitos para construção de uma aplicação e para controlar o fluxo de dados da rede. Operações podem ser desenvolvidas e representadas como nodos de uma Rede de Petri. Estes nodos, quando interligados, representam as etapas do processo interativo. A integração destas abordagens resulta em uma aplicação modular, baseada no formalismo de Redes de Petri que permite especificar uma tarefa de interação, e também o reuso dos componentes existentes em novos projetos de ambientes virtuais.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a methodology to model and to build 3D interaction tasks in virtual environments using Petri nets, a technique-decomposition taxonomy and object-oriented concepts. Therefore, a set of classes and a graphics library are required to build an application and to control the net dataflow. Operations can be developed and represented as Petri Net nodes. These nodes, when linked, represent the interaction process stages. The integration of these approaches results in a modular application, based in the Petri Nets formalism that allows specifying an interaction task, and also to reuse developed blocks in new virtual environments projects.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectCOMPUTAÇÃO GRÁFICApt_BR
dc.subjectORIENTAÇÃO A OBJETOSpt_BR
dc.subject3D (COMPUTAÇÃO GRÁFICA)pt_BR
dc.subjectREDES DE PETRIpt_BR
dc.titleUma metodologia para especificar interação 3D utilizando Redes de Petript_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388456-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,9 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.