Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16352
Type: doctoralThesis
Title: Da escola pública à universidade: trajetórias de sucesso escolar
Author(s): Aguiar Neto, Jorge Morgan de
Advisor: Salata, André Ricardo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Issue Date: 2019
Keywords: ENSINO SUPERIOR
POLÍTICAS PÚBLICAS
DESEMPENHO ESCOLAR
DESIGUALDADE SOCIAL
CIÊNCIAS SOCIAIS
Abstract: O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar a trajetória de estudantes de origem popular com êxito escolar, contribuindo para a explicação do fenômeno no contexto da formação superior. Partimos do pressuposto de que os estudantes de origem popular, oriundos do ensino médio público com defasagem de capitais (cultural, econômico, social e político), são considerados de exceção quando, superando as dificuldades de sua classe de origem, recorrentes em um país marcado por enormes disparidades socioeconômicas e culturais e, por conseguinte, grandes desigualdades de oportunidades educacionais, acessam o ensino superior. Mas como esse estudante, que foge às previsões estatísticas de fracasso escolar, reverte uma situação pessoal de vulnerabilidade, transformando-se em um caso improvável de êxito e longevidade escolar? Essa questão será investigada através de uma pesquisa qualitativa apoiada na coleta de dados acerca das experiências e trajetórias dos estudantes a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas, buscando aprofundar os elementos sociais que agem na formação de suas disposições. A pesquisa busca aprofundar a produção teórica sobre o tema do sucesso escolar, bem como gerar novas informações sociológicas que poderão subsidiar futuras pesquisas na área das desigualdades de oportunidades educacionais e políticas públicas na área da educação.
This work aims at getting to know and analyzing the trajectory of public school students who achieve educational attainment – contributing to explain this phenomenon in the higher education context. This work is based on the premise that public school students are considered an exception when they have higher education. Despite cultural, economic, social and political deficits and great inequality of educational opportunities, those students manage to overcome recurrent and common difficulties related to their origins and to their country with socioeconomic and cultural gap. But how do those students – who manage to go against the statistical prediction of educational failure – change their own personal situation of vulnerability, becoming improbable cases of successful and long-term students? This issue has been investigated through some qualitative research based on data about those students’ experiences and trajectories. Thus, semi-structured interviews were carried out, aiming at giving a close look at social elements that influence those students’ dispositions. This work aims at deepening theoretical production on educational attainment as well as elaborating new sociological information which can subsidize some future research on inequality of educational opportunities and public policies in the educational field.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16352
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000496070-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,88 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.