Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16410
Tipo: doctoralThesis
Título: O marmorista italiano Leone Domenico Lonardi em Porto Alegre (1927 – 1961): um estudo de caso sobre imigração qualificada, redes sociais e transnacionalismo
Autor(es): Guilherme, Regina Zimmermann
Orientador: De Ruggiero, Antonio
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: IMIGRAÇÃO ITALIANA - RIO GRANDE DO SUL
PORTO ALEGRE (RS) - HISTÓRIA
Resumen: Este trabalho tem por objetivo entender o universo dos imigrantes qualificados italianos e sua participação no desenvolvimento urbano ocorrido em Porto Alegre desde o final do século XIX, através da análise da trajetória do marmorista italiano Leone Domenico Lonardi e dos seus diversos contextos, espaciais e temporais. Da mesma forma, busca-se entender a dinâmica de mobilidade própria dos imigrantes urbanos que se apoiavam na proteção e na solidariedade de suas redes sociais, baseados nos laços de amizade, parentesco e vizinhança. A partir da segunda metade do século XIX, deram origem a uma cadeia imigratória “espontânea” de indivíduos direcionados aos centros urbanos em desenvolvimento. Através do estudo de caso de Leone Lonardi e da análise das breves biografias de imigrantes italianos presentes em sua rede de sociabilidade, busco compreender a importância da imigração qualificada no processo de modernização de Porto Alegre. A análise busca também um melhor entendimento de questões étnicas relacionadas à mobilidade humana e as características do transnacionalismo gerado pelo fluxo de imigração qualificada.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16410
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000496279-Texto+completo-0.pdfTexto completo5,77 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.