Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/1646
Tipo: masterThesis
Título: Utilização de diagramas de decisão multi-valorada para representação do espaço de estados atingível em redes de autômatos estocásticos
Autor(es): Scolari, Ana Paula Salengui
Orientador: Fernandes, Paulo Henrique Lemelle
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: INFORMÁTICA
MODELAGEM DE SISTEMAS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (INFORMÁTICA)
REDES DE AUTÔMATOS ESTOCÁSTICOS
REDES DE PETRI
ALGORITMOS
Data de Publicação: 2008
Resumo: Formalismos de modelagem são linguagens capazes de descrever sistemas de forma não ambígüa, permitindo a sua avaliação quantitativa. Os formalismos conhecidos como estruturados permitem a representação sistemática de modelos grandes e complexos. Entretanto, na prática, a modelagem de sistemas de tal porte pode apresentar o problema de explosão do espaço de estados. Em geral, a modelagem de sistemas através de formalismos estruturados, com espaço de estados discreto, resulta em um grande número de estados inatingíveis. A geração e armazenamento dos estados não atingíveis é um ônus não desejado ao processo de modelagem. Este trabalho apresenta um algoritmo capaz de gerar e armazenar somente o espaço de estados atingível (RSS) para o formalismo de Redes de Autômatos Estocásticos (SAN) utilizando Diagramas de Decisão Multi-Valorada (MDD). A idéia principal é apresentar uma primeira versão desse algoritmo, a m de comprovar a sua viabilidade para o formalismo SAN.
Modeling formalisms are languages capable of describing a system behavior in a non ambiguous way, allowing its quantitative evaluation. The structured formalisms can represent large and complex models in a systematic manner. However, the modeling of systems with such characteristics is still a problem, since the space state explosion is often a known issue. Usually, structured formalisms with discrete state space present a large number of unreachable states. This work presents an algorithm able to generate and storing the reachable space state of a Stochastic Automata Network (SAN) using Multi-valued Decision Diagram (MDD). This new technique aims to mainly verify that the applicability of MDD for SAN is a valuable approach.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1646
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese (Ciência da Computação)

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000400013-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,76 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.