Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16609
Type: doctoralThesis
Title: Em direção a ...: um estudo sobre estados ampliados de consciência e produção de conhecimento em dança
Author(s): Umann, Jair Felipe Bonatto
Advisor: Guilherme, Alexandre Anselmo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2020
Keywords: CONHECIMENTO
DANÇA
EDUCAÇÃO
Abstract: Há muito, os estados ampliados de consciência são utilizados pela humanidade, desde cientistas, médicos e artistas até xamãs, pajés, babalorixás e yalorixás, dentre outros, com o objetivo de criar, curar, resolver conflitos ou obter experiências estéticas. É enorme a gama de motivos que inspiram os seres humanos a buscar esses estados. Posto isso, esta tese se destina, através da influência da perspectiva metodológica da a/r/tografia, investigar como se dá a produção de conhecimento em dança a partir de estados ampliados de consciência. Como objetivos específicos, estão construir e propor uma metodologia de trabalho que vise à produção de conhecimento em dança e que tenha como ponto de partida vivências em estados ampliados de consciência e, ainda, investigar como esses procedimentos metodológicos influenciam na produção de conhecimento em dança. Dessa maneira, a tese organiza-se em quatro grandes capítulos que, respectivamente, se dedicam a apresentar e contextualizar o tema da pesquisa; tecer discussões teóricas sobre a produção de conhecimento em dança e sobre a perspectiva transpessoal na abordagem dos estados ampliados de consciência; delinear procedimentos metodológicos tendo a a/r/tografia como central e apresentar a incursão no campo de investigação; e expor e discutir as emergências do processo do trabalho. Esta pesquisa veicula como a metodologia desenvolvida possibilitou que as participantes da pesquisa se implicassem em ações de produção de conhecimento em dança a partir de vivências em estados ampliados de consciência, o que se revelou como um caminho profícuo, expandindo o campo do possível na área de concentração do estudo.Além disso, a investigação aponta para novas possibilidades de ações no campo acadêmico, principalmente no contexto do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, instituição onde o autor atua como docente.
Expanded states of consciousness have long been used by humanity, from scientists, doctors and artists to shamans, pajés, babalorixás and yalorixás, among others, with the aim of creating, healing, resolving conflicts or obtaining aesthetic experiences. The range of reasons that inspire human beings to pursue these states is enormous. That said, this thesis is intended, through the influence of the methodological perspective of a/r/tography, to investigate how the production of knowledge in Dance occurs based on altered states of consciousness. The specific objectives are to build and propose a work methodology that aims at the production of knowledge in Dance and that has as a starting point experiences in altered states of consciousness and, still, investigate how these methodological procedures influence the production of knowledge in Dance. Thus, the thesis is organized into four major chapters that, respectively, are dedicated to presenting and contextualizing the research theme; to conducting theoretical discussions about the production of knowledge in Dance and about the transpersonal perspective in addressing the altered states of consciousness; to outlining methodological procedures with a/r/tography as central and to presenting the incursion into the field of investigation; and to exposing and discussing the emergencies of the work process. This research conveys how the methodology developed enabled the research participants to be involved in actions of production of knowledge in Dance based on experiences in altered states of consciousness, which proved to be a fruitful path, expanding the field of what is possible in the area of study. In addition, the investigation points to new possibilities for actions in the academic field, especially in the context of the Degree in Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, institution where the author works as a professor.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16609
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498036-Texto+completo-0.pdfTexto completo8,37 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.