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dc.contributor.advisorMallmann, Maria Izabelen_US
dc.contributor.authorLinke, Daisy Selau Portoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:44:52Z-
dc.date.available2013-08-07T18:44:52Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1940-
dc.description.abstractThis research analyzes some managers and their subordinates’ perceptions and attitudes on the process of organizational change occurred in a business of transporting passengers by bus on the guidelines outlined by the"new direction" of the company. Techniques of document review, semi-structured interviews and participant observation to the construction of field data are used in this study. Analysis of data built and tested by free association is qualitative and interpretive. After initial literature review, there is a mapping of old and new formal guidelines, set by the new directors, corporate hierarchy, perceptions and reactions of respondents named as “new” directors or chiefs, managers and their subordinates. Examples of professional careers, speech, management actions and their receiving by managers’ subordinates are described in order to enhance field analysis understanding. Interactions among new formal guidelines, management actions, perceptions and reactions of respondents in the face of changes within the organization are analyzed. The concept of organizational change is retrieved from Business Administration and expanded under the approaches of sociology and anthropology of which are taken the concepts of structure and agencies as a form of power. This paper concludes that perceptions of respondents reveal differences between speech and actions in the face of changes brought about by the constraint of the structure and agencies. The survey results indicate that analyzed agencies present alternate projects between forcing and resisting to organizational change.en_US
dc.description.abstractNesta pesquisa são analisadas algumas percepções e reações dos gerentes e subordinados dos gerentes sobre o processo de mudança organizacional ocorrido em uma empresa de transporte de passageiros por ônibus, relativo às diretrizes definidas pela “nova direção” da empresa. Utilizam-se as técnicas de exame documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante para a construção dos dados de campo deste estudo. A análise é qualitativa e interpretativa dos dados construídos e examinados mediante associação livre. Após a revisão teórica inicial, mapeiam-se as diretrizes formais antigas e novas, definidas pelos diretores, a hierarquia empresarial e as percepções e reações dos pesquisados, denominados como “novos” diretores ou dirigentes, gerentes e subordinados dos gerentes. Para ampliar a compreensão da análise do campo, são descritos exemplos de trajetórias profissionais, falas, ações gerenciais e a recepção das mesmas pelos subordinados dos gerentes. São analisadas as interações entre as novas diretrizes formais, as ações gerenciais, as percepções e reações dos pesquisados diante das mudanças no interior da organização. O conceito de mudança organizacional é recuperado da Administração de Empresas e ampliado sob os enfoques da Sociologia e da Antropologia, das quais são tomados os conceitos de estrutura e de agência como forma de poder. Ao final conclui-se que as percepções dos pesquisados revelam diferenças entre falas e ações diante das mudanças promovidas pelo constrangimento da estrutura e das agências. O resultado da pesquisa indica que as agências dos analisados apresentam projetos alternados entre forçar e resistir à mudança organizacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIApt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectMUDANÇA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectESTRUTURA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.titleNova direção na Minas Transportes de Passageiros: percepções sobre a mudança organizacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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