Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2074
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação pós-moderna nas imagens dos mangás
Autor(es): Faria, Mônica Lima de
Orientador: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: HISTÓRIA EM QUADRINHOS - ANÁLISE CRÍTICA
MODERNIDADE
COMUNICAÇÃO
Resumo: This research in question have studied the manga as media communication, evidencing in its images some modern and post modern characteristics. The manga – Japanese comics – images have been analyzed according to modern and post modern perspectives, being through its definition and history to the effective analysis of its symbolical patterns, finding in them plural and hybrids characteristics, so common to the post modern condition, as well as values like goodness and evil, as the ones from the modern period. In this context, it have been searched for references in order to acknowledges the manga as media communication, and capable to create new reflections and knowledge as well. This research is a qualitative and descriptive study, based upon an hermeneutics interpretation method suggested by Thompson (1995). Beyond the theoretical revision, this essay presents the analysis of manga reader’s depositions, to the one better comprehension about the reason of the manga’s consume in Brazil. Statements were collected by non standard interviews in depth, as indicated for qualitative research by Bardin (1977). The interviews have been occurred individually, and analyzed focusing on depth hermeneutics according to Thompson (1995). The group of interviewed subjects was composed of three college students, one who have completed school studies and three school students. All interviewed subjects were between 15 and 25 years old. By the analysis of collected data, it was evident that the manga is capable to communicate, being a product from the oriental culture so different from the occidental culture in which we live in. The essay also put in evidence that the manga has moderns and post moderns characteristics as well, so that is not secure to declare it as modern or post modern.
Na presente pesquisa foi estudado o mangá como um meio de comunicação, evidenciando suas características modernas e pós-modernas através de suas imagens. As imagens dos mangás – histórias em quadrinhos japonesas – foram analisadas a partir das perspectivas moderna e pós-moderna, passando por sua definição e história para a efetiva análise de suas formas simbólicas, nelas encontrando, características plurais e híbridas, comuns à condição pós-moderna, bem como valores claros entre bem e mal, como aqueles presentes na modernidade. Neste contexto, buscaram-se referências que entendam e valorizem o mangá como meio de comunicação e gerador de novas possibilidades de reflexões e conhecimentos visuais. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que se baseia numa metodologia de interpretação hermenêutica sugerida por Thompson (1995). Além da revisão teórico-bibliográfica, este trabalho apresenta a análise de depoimentos de leitores de mangá para um melhor entendimento do motivo de consumo deste no Brasil. Os depoimentos foram coletados sob a forma de entrevista despadronizada em profundidade, conforme indicada para a pesquisa qualitativa por Bardin (1977). As entrevistas ocorreram individualmente, e foram analisadas com o enfoque da hermenêutica de profundidade, de acordo com Thompson (1995). O conjunto de entrevistados constituiu-se de sete sujeitos, sendo três estudantes universitários, uma estudante com Ensino Médio completo e três estudantes de Ensino Médio. Todos os entrevistados encontravam-se na faixa etária entre 15 e 25 anos. A análise dos dados coletados evidenciou que o mangá é capaz de comunicar, mesmo sendo produto de uma cultura oriental notoriamente diferente da ocidental na qual vivemos. O trabalho evidencia também, que os mangás contém características tanto modernas quanto pós-modernas, sendo assim duvidoso afirmá-lo como moderno ou pós-moderno.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2074
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