Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2096
Tipo: masterThesis
Título: Telespectador multimídia: olhares sobre o jornalismo participativo em noticiários de tv
Autor(es): Amorim, Lidiane Ramirez de
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: TELEJORNALISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
MÍDIA
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação têm sido responsáveis por uma infinidade de transformações, incluindo novas relações entre os sujeitos e as diferentes mídias. São novos papéis cuja emergência coincide com a passagem de uma comunicação centralizada e unidirecional para uma comunicação de infinitas possibilidades, em tempos de midiatização. Nesse contexto, a audiência abandona o estigma de passividade para se configurar como ente ativo, não se restringindo apenas à recepção das mensagens e passando a fazer parte da produção jornalística, prática que vem sendo chamada de jornalismo participativo. Com este estudo, buscamos compreender de que maneira se dá a participação de cidadãos comuns em noticiários televisivos, a partir de uma análise qualitativa de materiais noticiosos provenientes de alguns dos principais telejornais da Rede Globo de Televisão. Para tanto, optamos por um olhar múltiplo, com base no Paradigma da Complexidade, combinada com a técnica de análise de conteúdo. O olhar da complexidade guiou nosso estudo rumo à compreensão do jornalismo participativo enquanto um objeto complexo, multifacetado, que é causa e consequência de inúmeros outros processos, como um sistema aberto que se autoecoorganiza ao mesmo tempo em que nos dedicamos a compreendê-lo.
Las tecnologías de información y comunicación son responsables por una infinidad de transformaciones, incluyendo nuevas relaciones entre los sujetos y los distintos medios. Son nuevos papeles cuyo crecimiento coincide con la migración de una comunicación centralizada y unidireccional hacia una comunicación de infinitas posibilidades, en los tiempos de midiatización. En este contexto, la audiencia abandona su estigma de pasividad para configurarse en una parte activa, que no solamente recibe los mensajes, pero también hace parte de la producción periodística, práctica que actualmente se conoce como periodismo participativo. Con este estudio, buscamos comprender de que forma ocurre la participación de ciudadanos en los noticieros televisivos, a partir de una análisis cualitativa de materiales periodísticos de los principales telediarios de la Rede Globo de Televisión. Para tanto, elegimos una mirada múltiple, embasada en el Paradigma de la Complejidad, combinada con la técnica de análisis de contenido. La mirada compleja ha guiado nuestro estudio rumbo la comprensión del periodismo participativo como un objeto complexo y multifacético, que es causa y consecuencia de tantos otros procesos, como un sistema abierto que se auto-eco-organiza al mismo tiempo en que nos dedicamos a comprenderlo. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/2096
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000412001-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,45 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.