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dc.contributor.advisorSilva, Juremir Machado daen_US
dc.contributor.authorPolydoro, Felipeen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:12Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:12Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2105-
dc.description.abstractA realidade tornou-se tema central de uma série de produtos midiáticos contemporâneos. Em variados meios (cinema, televisão, literatura, mídia impressa), alastram-se objetos que exploram a fronteira entre o real e a ficção e que atendem a um anseio por signos da realidade vivida. Neste trabalho, analisamos dois programas de televisão que refletem o fenômeno citado: o humorístico Custe o Que Custar (CQC) e o reality show Big Brother Brasil. A base para esta análise é a teoria de Jean Baudrillard, que diagnostica o desaparecimento da noção moderna de realidade e sua substituição pela hiper-realidade, em um tempo marcado pela simulação e o simulacro, ao qual só é possível contrapor um pensamento irônico e paradoxal. Em linha com a concepção de Baudrillard e de Nietzsche de que a noção de realidade não é dada, mas varia historicamente, este trabalho traz, no referencial teórico, uma genealogia do real, que se inicia em Platão, passa pelo pensamento moderno de Descartes, Berkeley e Kant, modifica-se novamente em Nietzsche, até chegar a Baudrillard. A aplicação da teoria deste último na análise dos objetos de pesquisa, visando a identificar a forma como os programas abordam o real e o que estes revelam sobre a noção contemporânea de realidade, levou à observação da presença de um imaginário de simulação e de transparência na concepção de ambos, que contrasta com procedimentos voltados a ocultar e a ironizar o real por meio de um jogo irônico e sedutor de signos.pt_BR
dc.description.abstractReality has become the central theme of several contemporary media products. In different forms of media (movies, television, literature, and the printed press), there is an increase of topics which explore the frontier between reality and fiction and that fulfill a need for signs of real life. In the present study, we analyzed two television programs which illustrate this phenomenon: the comedy show “Custe o Que Custar (CQC)” and the reality show “Big Brother Brasil”. The basis used for this analysis is Jean Baudrillard‟s theory which identifies the disappearance of our current notion of reality. Baudrillard believes that our concept of reality has been replaced by a sense of hyper-reality during a time characterized by simulated versions of reality. According to Baudrillard and Nietzsche, the concept of reality is not accurately defined but it varies throughout history. Similar to their point of view, this work examines reality in a historical perspective starting with Plato, and moving to the modern theories of Descartes, Berkeley, and Kant, changing again with Nietzsche and finally ending with Baudrillard. In this study, Baudrillard‟s theory was utilized to identify how these two specific television shows deal with reality and how they may represent the contemporary notion of reality. The analysis of the television shows revealed the presence of evident imaginary simulations which contrasts with the effort to conceal and satirize reality by using an ironic and seductive game of signs.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpt_BR
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCULTURA E MÍDIApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOSpt_BR
dc.subjectREALIDADEpt_BR
dc.titleRealidade e ficção no Big Brother e no CQC: a promessa de transparência hiper-realista versus o encobrimento irônico e sedutor do realpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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