Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2116
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGerbase, Carlosen_US
dc.contributor.authorSouza, Fabiano Grendene deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:18Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:18Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2116-
dc.description.abstractA pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro “Morangos mofados” (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame das adaptações de seus escritos para o cinema, e a reflexão sobre filmes com narrativas multifacetadas. Os estudos ancorados na análise de obras literárias e audiovisuais são um preâmbulo para a apresentação do processo criativo, dividido em três instâncias: os primeiros embates com o material a ser adaptado, o roteiro em si, e a reflexão sobre sua criação. CAIO FERNADO ABREU E O CINEMA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MORANGOS MOFADOS mescla teoria e prática, oferecendo um viés particular sobre a questão da transposição da literatura para o cinema, mais especificamente sobre a adaptação de contos para o formato de longa metragem.pt_BR
dc.description.abstractThe research focuses on the process of adapting of short stories by Caio Fernando Abreu for a feature film screenplay. Aiming to develop a screenplay from the book “Morangos mofados” (ABREU, 1982), the thesis follows a methodology refined during its development: the analysis of the author’s work in a cinematic sense, an examination of previous Abreu’s film adaptations, and the reflection about movies with parallel narratives. The studies are anchored in the literary and audiovisual criticism and act as a prelude to the presentation of the creative process, divided into three steps: the first encounters with the material to be adapted, the scriptwriting itself, and the cogitation on its creation. CAIO FERNADO ABREU E O CINEMA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MORANGOS MOFADOS blends theory and practice, offering a particular approach on the issue of the transformation of literary texts onto film, more specifically upon the adaptation from short stories into a feature film.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectABREU, CAIO FERNANDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectLITERATURA E CINEMApt_BR
dc.subjectADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICApt_BR
dc.subjectROTEIROS CINEMATOGRÁFICOSpt_BR
dc.titleCaio Fernando Abreu e o cinema: o processo de adaptação de Morangos Mofadospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000422615-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,51 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.