Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2118
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação, informação e conhecimento: uma (re)leitura dos weblogs educacionais/profissionais do portal do professor
Autor(es): Habeyche, Candice Campos
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
BLOGS
INFORMAÇÃO
EDUCADORES
CONHECIMENTO
Resumen: This paper investigates the link provided weblogs Interação e Colaboração of Portal do Professor, action developed by the Ministério da Educação (MEC) and the Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Aims to: highlight the "marks" that qualify weblog posts as educational/professional to discuss whether the weblog educational/professional is an information channel or a communication channel, and list the specifics in regards to scientific knowledge or sense common in these blogs. Regarding the method, we opted for the Paradigm of Complexity (Morin, 2005). The methodological procedures for the completion of the study are literature, multiple case study, study of the posts as documents and sending e-mail questionnaires, consisting of open questions to bloggers blogs responsible for the educational/professional selected: Boteco Escola, Discurso Citado and Miriam Salles. These blogs have different goals, but all three offer professional content such as research, registration and monitoring of educational topics. After analysis, it is concluded that these blogs are the information channels and spaces that act as knowledge generation.
Esta dissertação investiga os weblogs disponibilizados no link Interação e Colaboração do Portal do Professor, ação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tem como objetivos: evidenciar as “marcas” que qualificam os posts como weblogs educacionais/profissionais, discutir se o weblog educacional/profissional é um canal de informação ou um canal de comunicação e relacionar as especificidades, no que se refere ao conhecimento científico ou senso comum nesses blogs. Em relação ao método, optou-se pelo Paradigma da Complexidade (MORIN, 2005). Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolveram levantamento bibliográfico, estudo de múltiplos casos, estudo dos posts como documentos e envio por e-mail de questionários, compostos por questões abertas, aos blogueiros responsáveis pelos blogs educacionais/profissionais selecionados: Boteco Escola, Discurso Citado e Miriam Salles. Esses blogs possuem objetivos distintos, porém os três oferecem conteúdo profissional como investigação, registro e observação de temas educacionais. Após a análise, conclui-se que estes blogs são canais de informação e que atuam como espaços de geração de conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2118
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000431586-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,13 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.