Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2136
Tipo: masterThesis
Título: Estereótipos na comunicação intercultural: o caso do intercâmbio cultural na PUCRS
Autor(es): Espindola, Polianne Merie
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
COMUNICAÇÃO E CULTURA
ESTEREOTIPIA (PSICOLOGIA)
INTERCÂMBIO CULTURAL
Resumo: Este é um estudo da estereotipia existente na comunicação intercultural. O objetivo é entender a natureza do estereótipo mental e seu papel na comunicação entre interlocutores de culturas distintas. Para tanto, observa os estudantes estrangeiros em programas de intercâmbio no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O estudo define o conceito de estereótipo e explicita seu papel na comunicação intercultural; verifica sua relevância na construção das narrativas entre culturas; e procura explicar de que forma a cultura e o processo cognitivo influenciam na produção do estereótipo. Deseja também avaliar a percepção dos interlocutores em relação ao estereótipo na comunicação entre culturas. Para tanto, utilizou-se do conceito de sociedade líquida de Zygmunt Bauman para explicar em qual contexto sócio-cultural estamos inseridos, realizando uma analogia com o conceito de “supercrítico” advindo da engenharia. Para contextualizar a sociedade buscou-se desenvolver aspectos acerca do estereótipo e das temáticas adjuntas como: identidade, comunidade, sociedade e coabitação, partindo das ideias de Walter Lippmann, Bruno Mazzara, Ferdinand Tönnies e outros autores da psicologia, sociologia e neurociência.
This is a study of existing stereotypes in intercultural communication. The goal is to understand the nature of mental stereotype and its role in communication between speakers of different cultures. In order to do so, we examine the case of foreign students in exchange programs on the campus of The Catholic University of Rio Grande do Sul. The study defines stereotype and explains its role in intercultural communication, and notes its relevance in the construction of narratives between cultures and explains how culture and cognitive processes influence the production of the stereotype. It also wishes to assess the perception of interlocutors in relation to the stereotype in communication between cultures. For this we used the concept of society net Zygmunt Bauman to explain which socio-cultural context we are in, making an analogy with the concept of "supercritical" situation based on the engineering. To contextualize the society we have tried to develop aspects of the stereotype about the themes and adjuncts: identity, community, society and coexis- tence, ideas of Walter Lippmann, Bruno Mazzara, Ferdinand Tönnies and others in psy- chology, sociology and neuroscience.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2136
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