Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2162
Type: masterThesis
Title: Imaginário e emoção: três campanhas publicitárias da Natura Cosméticos
Author(s): Galhardi, Luciana Pletsch
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2012
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
PUBLICIDADE
EMOÇÕES
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
IMAGINÁRIO
Abstract: Diante de uma área pouco explorada e desconfiando das certezas, lançamos à comunicação publicitária uma questão: como se configura a comunicação publicitária empresarial que utiliza o apelo emocional como alternativa persuasiva? Para tanto, escolhemos a empresa Natura Cosméticos como objeto de estudo, e lançamos os seguintes problemas de pesquisa: quais são as características deste tipo de publicidade? Quais os elementos presentes no discurso pretendem emocionar? E, de que forma contribuem na publicidade para criar um imaginário? Buscando alguma compreensão, exploramos a publicidade emocional no cotidiano contemporâneo, sua utilização pela empresa, e sua incidência na configuração do imaginário pós-moderno. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano, analisamos três campanhas publicitárias da empresa: “Bem Estar Bem”; “40 anos”; e “Feliz Brasil para Você”. Seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise semiótica, fizemos uma profunda análise dos dados, na tentativa de dar respostas às questões levantadas, interpretando-as a luz das teorias.
In the face of a little explored area and distrust of certainty, we launched the advertising communication a question: how to configure the media advertising business that uses the persuasive emotional appeal as an alternative? To this end, we choose the company Natura Cosméticos as an object of study, and released the following research problems: what are the characteristics of this type of advertising? What are the elements present in the speech intended to thrill? And how advertising contributes to create an imaginary? Seeking some understanding, explore emotional advertising in contemporary everyday life, its use by the company, and its impact in shaping the postmodern imagination. Through a plural methodological strategy that tries to cope with everyday, we analyzed three campaigns of the company: “Well Being Well”; “40 Years”; and “Happy Brazil for You”. Following the theoretical understanding of sociology and semiotic analysis, we made a thorough analysis of the data in an attempt to provide answers to the questions raised by interpreting the light of theories.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2162
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