Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2166
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação e complexidade: o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
Autor(es): Macedo, Cláudia Novelli de
Orientador: Ramos, Roberto José
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
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COMPLEXIDADE
PODER
Resumo: Nesta dissertação, estudaremos o Discurso Organizacional da Cia Zaffari nas suas interfaces com a Comunicação e o Poder. Buscaremos, em especial, a análise da forma como uma organização imprime seu Poder na comunidade onde está inserida, através de seu discurso e ação comunicacionais. Consideradas como elementos-chave na reconfiguração da ordem social, as organizações passam a ser estudadas a partir de um olhar multidimensional que busca contemplar o emaranhado de relações e a Complexidade na qual estão inseridas. Em decorrência das abordagens contemporâneas dos estudos organizacionais e dos desafios encontrados na vida organizacional, a comunicação assume papel de alta relevância. Abraçando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, o presente trabalho organizar-se-á a partir da abordagem consolidada no Paradigma da Complexidade, de Morin, destacando os pressupostos do todo e das partes onde, estas interagem para a compreensão da Complexidade dos elementos. Inserimos a Cia Zaffari como o todo e as suas cinco peças gráficas e veiculadas, de títulos: cartaz 20 anos dos Concertos Comunitários Zaffari, anúncio Semana Farroupilha 2008, VT Anjos, VT Natal 2007 e VT Dia das Mães 2007, como recortes ou partes deste todo. Já, a Semiologia, de Barthes, foi escolhida como Técnica Metodológica, resultando numa Pesquisa Semiológica. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, juntamente com a subcategoria Cor, de Farina. Aparecem, também, as categorias Sujeito e Organizações, de Morin, Poder, Cultura e Socioleto, de Barthes. Além, da categoria aposteriori, “Fait Divers”, também de Barthes. Com base em tais pressupostos, teóricos e metodológicos, a Dissertação busca compreender, via Comunicação, como o Discurso Organizacional da Cia Zaffari está imbuído de produção de sentido (verbal e não-verbal) e de aspectos complexos.Além disso, nos permitimos transformar a análise do intangível, que são as falas das peças, em análise científica, dando profundidade para categorias que se encontram e se fundem.
In this dissertation, we will study the Organizacional Speech of the Cia Zaffari in its interfaces with the Communication and the Power. We will search, in special, the analysis of the way as an organization prints its Power in the community where she is inserted, through its comunicational speech and action. Considered as key elements in the reconfiguration of the social order, the organizations start to be studied from a multidimensional view that it aims to contemplate the tangled relations and the Complexity in which they are inserted. In result of the contemporaries approach of the organizational studies and the challenges found in the organizacional life the communication assumes role of high relevance. Embracing the Sistêmic Principle or Organizacional, the present work will organize from the approach consolidated in the Paradigm of the Complexity, of Morin, emphasising the assumption of all and the parts where, these interact for the understanding of the Complexity of the elements. We insert the Cia Zaffari as all and its five graphical and propagated parts, of headings: poster 20 years of Communitarian Concerts Zaffari, announcement Week Farroupilha 2008, Angels VT, Christmas VT 2007 and Mothers day VT 2007, as clippings or parts of this whole thing. Already, the Semiology, of Barthes, was chosen as a metodological Technique, resulting in a Semiologic Research. The theoretical fundamentetion, a priori, reveals the Communication, of Morin, together with the subcategoria Color, of Farina. They appear, also, the categories Subject and Organizations, of Morin, Power, Cultura and Socioleto, of Barthes. Besides, of the category aposteriori, “Fait Divers”, also of Barthes.Based on those assumptions, theorical and metodologycal, the Dissertation aims to understand, through Communication, as the Organizacional Speech of the Cia felt Zaffari is impregnated of production of sense (verbal and not-verbal) and of complex aspects. Besides that, we allow in them to transform the analysis of the intangible one, that are the speeches from the plays, in scientific analysis, giving depth for categories that meet themselves and getther.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2166
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