Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2172
Tipo: doctoralThesis
Título: Estratégias regionais de comunicação no contexto global: o Grupo Editorial Sinos
Autor(es): Santuario, Marcos Emilio
Orientador: Haussen, Doris Fagundes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
MÍDIA
JORNALISMO - RIO GRANDE DO SUL
GLOBALIZAÇÃO
Resumo: O objetivo desta tese é analisar as implicações do processo globalizante das comunicações sobre as empresas de comunicação regionalizadas. De forma a identificar elementos de mudanças, ou de continuidade, em relação ao que vem de períodos anteriores, a análise aqui proposta incide sobre as questões da globalização e da regionalização da comunicação. Tendo a Economia Política da Comunicação como linha teórica básica, a análise tem como hipótese que as mudanças organizacionais da mídia, em momentos em que a globalização atinge com maior vigor as empresas de comunicação, nas rotinas de produção e nas atividades profissionais deve-se a uma tendência que inclui um processo de maior regionalização de suas ações e de seus conteúdos. Ocorria, por conta disso, o fortalecimento estrutural, tecnológico, administrativo e editorial das empresas de comunicação, com uma dinâmica que trata de manter-se relacionada, simultaneamente, às questões globais e ao espaço regional no qual se insere.
This thesis focuses on examining the implications of the global process of the communications on the regionalized business communication. To identify elements of change, or continuity, about what comes from prior periods, the analysis proposed here focuses on the issues of globalization and regionalization of the communication. Taking the political economy of communication as a theoretical base, the analysis has the hypothesis that the organizational changes of the media, in times where globalization affects with greater force the business communication, on routines of production and professional activities, are due to a tendency that includes a process of greater regionalization of their actions and their content. Occurred, due to this, the structural strength, technological, administrative and publishing of business communication, with a dynamic to remain connected on the global issues and the regional area in which it is embedded.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2172
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000411888-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.