Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2177
Type: masterThesis
Title: Do porão ao poder: a ascensão dos criadores publicitários brasileiros (1970-1990)
Author(s): Craidy, Maria da Graça
Advisor: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2007
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICITÁRIOS - BRASIL
PUBLICIDADE - BRASIL
CRIATIVIDADE (PROPAGANDA)
Abstract: Esta pesquisa busca investigar a ascensão dos criadores publicitários brasileiros ao poder, através da trajetória de seis reconhecidos profissionais - Roberto Duailibi, Francesc Petit, José Zaragoza, Neil Ferreira, Washington Olivetto e Nizan Guanaes - levando-se em conta um cenário histórico, econômico, social, político e cultural entre as décadas de 70 e 90. Sustentados na apologia da criatividade como alavanca de comunicação do marketing de seus clientes, os criadores brasileiros assumem o comando de suas agências e passam a realizar trabalhos tão consagrados em premiações internacionais, que posicionam o Brasil entre os três países mais criativos do mundo, nos anos 90, junto com a Inglaterra e os Estados Unidos. Do ponto de vista teórico, esta dissertação articula conceitos de Pierre Bourdieu e dos Estudos Culturais.
This research investigates the ascension of the brazilian advertising creatives to the power positions, through the trajectory of six distinguished professionals - Roberto Duailibi, Francesc Petit, José Zaragoza, Neil Ferreira, Washington Olivetto e Nizan Guanaes - considering one historical, economical, social scene, politics and cultural environment, between the 70's e 90's decades. Supported by the apology of the creativity as the driving force of their clients communications, the brazilian advertising creatives took the command of their agencies and created so awarded works on international competitions that Brasil was considered one of the three most creative countries of the world in advertising, in 90's decade, aligned with England and United States. From the theoretical point of view, this dissertation articulates some concepts of Pierre Bourdieu and Cultural Studies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2177
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