Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2196
Tipo: doctoralThesis
Título: O diagnóstico aplicado às relações públicas: uma análise de seus aspectos teóricos e empíricos
Autor(es): Baseggio, Ana Luisa
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
ORGANIZAÇÃO
DIAGNÓSTICO
Resumo: Relações Públicas, atividade com foco na comunicação e no relacionamento, diz respeito à manutenção do conceito favorável da organização junto aos seus públicos de interesse. Por meio da legitimação e do reconhecimento de seu discurso e de suas ações, propõe-se a gerenciar as relações que ali se estabelecem, a fim de obter a cooperação daqueles que interferem ou podem interferir em sua existência. Este estudo trata da realização de diagnósticos em Relações Públicas, configurando-se em uma investigação e análise sobre as relações existentes entre a organização e os segmentos de públicos a ela ligados. Os dados e as informações resultantes da investigação, por sua vez, representam a possibilidade de um melhor desempenho das práticas comunicacionais. A realização do Diagnóstico em Relações Públicas constitui uma apreciação crítica sobre todas as considerações pertinentes aos ambientes em que se encontra inserida a organização, as condições favoráveis ou de risco que se apresentam, as ponderações sobre o exercício da comunicação e sobre a qualidade dos relacionamentos mantidos. Em seu desenvolvimento, o estudo baseia-se em pesquisas teórica e empírica, analisando a opinião da comunidade científica e de profissionais atuantes na área, conduzindo a um novo conhecimento. Com esta pesquisa pretende-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o tema abordado.
Public Relations, a professional activity which focuses on communication and interpersonal relationships, is concerned with maintaining a positive image of an organization towards its target public. By legitimating and making both its discourse and actions recognized, this practice aims at managing all the established relationships involved so as to gain the cooperation of those who interfere or might interfere in its existence. This study pinpoints diagnosing in Public Relations. It aims at investigating and analyzing the existing relations between an organization and its target public. The data and information gathered throughout the investigation point towards improving communication practices. The process of diagnosing in Public Relations involves a critique of all aspects which are relevant to the organization’s environment. It also takes into account both the favorable conditions and the risks involved, as well as the considerations about the communication practice and the quality of relationships. The study is based on both theoretical and empirical research, and analyzes the opinion of the scientific community and professionals working in the area, bringing about new knowledge. Such knowledge is expected to contribute to a better understanding of the topic approached in this study.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2196
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