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dc.contributor.advisorRamos, Roberto Joséen_US
dc.contributor.authorSchifino, Ana Paula Albrechten_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:54Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:54Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2204-
dc.description.abstractThe access to social mass media brought different implications for the actual citizens. In Brazil, an underdeveloped country, where the social exclusion, lack of access to factors of quality of life, the TV seems to be a media of communication more accessible, more present, assuming to play the part of prominence on the every day life. So, the multiplicity of reality ideologically structured, involves the social body, multiplied its influence on spectators. The purpose of this study is to understand aspects of the Institutional Campaign "Love is the Best Heritage. Care of Children", of the largest southern company of country, Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), belonging to the family Sirotsky. The objective of this work is to apply the categories, a priori, belonging to the semiology of Barthes: Speech, Stereotypes, Power, Imaginary and Culture, seeking support in the psychological and cultural meanings of colors, of Farina, and the meanings of the symbols of Chevalier, Lurker and Becker. Through the Structural Method, using the barthesiana semiology, the campaign is studied through the first six videos, produced for television and its relationship with its spectators, to seek the understanding of media strategy used by RBS, to praise, institutionally, in front of your audience. The actuality is invaded of visual stimuli and that makes it great he danger of further increase the capacity of imaginative thinking of each individual. So, the study of symbols and colors used in this work is to investigate the non-verbal language of the videos analyzed, it can help people find means and ways, to see "behind" of things and thus, to link the events and visual the verbal world.en_US
dc.description.abstractO acesso aos veículos de Comunicação Social trouxeram várias implicações para os cidadãos da atualidade. No Brasil, um país subdesenvolvido, onde a exclusão social, a falta de acesso a fatores de qualidade de vida, a Televisão parece ser veículo de Comunicação mais acessível, mais presente, assumindo um papel de destaque no dia a dia. Deste modo, a multiplicidade da sua realidade ideologicamente estruturada, envolve todo o corpo social, multiplicado a sua influência sobre os telespectadores. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional: “O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças”, da maior empresa de Comunicação da Região Sul do país, a Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), pertencente à família Sirotsky. O objetivo deste trabalho é aplicar as categorias, a priori, pertencentes à Semiologia, de Barthes: Discurso, Estereótipo, Poder, Imaginário e Cultura, buscando apoio nos significados culturais e psicológicos das cores, de Farina, e nos significados dos símbolos, de Chevalier, Lurker e Becker. Através do Método Estrutural, usando a Semiologia barthesiana, é estudado a campanha, por intermédio dos seis primeiros vídeos, produzidos para a Televisão e a sua relação com os seus telespectadores, a fim de buscar a compreensão da estratégia de Mídia utilizada pela RBS, para se enaltecer, institucionalmente, diante do seu público.A atualidade é invadida de estímulos visuais e isto faz com que seja grande o perigo de se agravar ainda mais a capacidade do pensamento imaginativo de cada indivíduo. Assim, o estudo dos símbolos e das cores é usado nesse trabalho para a investigação das linguagens não verbais dos vídeos analisados, pois pode ajudar as pessoas a encontrarem meios e caminhos, para ver “atrás” das coisas e deste modo ligar as manifestações visuais e verbais do mundo atual.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.subjectSEMIOLOGIApt_BR
dc.subjectTELEVISÃO - BRASILpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectPODERpt_BR
dc.titleComunicação e poder: uma leitura semiológica da campanha institucional RBS "O amor é a melhor herança. Cuide das crianças"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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