Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2205
Tipo: masterThesis
Título: Guerra e persuasão: estudo de caso da operação psicológica do exército brasileiro no Haiti
Autor(es): Kühn, Adriana
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO DE MASSA
EXÉRCITO - BRASIL
PERSUASÃO
ONU
PAZ
COMUNICAÇÃO - PSICOLOGIA
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo investigar a utilização de operações psicológicas pelo Exército Brasileiro, tendo como objeto de estudo as ações de comunicação do 1º Contingente da Brigada Brasileira de Força de Paz na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). Para cumprir a meta de restabelecer a segurança do país e promover a ordem pública, o Exército precisou, primeiro, ganhar o apoio da população. O percurso metodológico compreende a análise do discurso de documentos produzidos durante a campanha, como boletim informativo, outdoor, revista, dicionário, faixas, cartaz, cartão de apresentação, guia prático e adesivo. O referencial teórico é composto por estudos referentes à comunicação de massa, persuasão e arquétipos emocionais, definição e história das operações psicológicas, bem como pelo conceito de soft power. Verificou-se que o Exército Brasileiro empregou, como estratégia de persuasão, os princípios da operação psicológica, embora se trate de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual este tipo de prática é proibida.
This work aims to investigate the Brazilian Army's use of psychological operations, taking as study object the communication actions of the 1st Contingent of the Brazilian Brigade of the Peacekeeping Force in the United Nations Stabilization Mission in Haiti (MINUSTAH). To fulfill the objective of restoring the country's safety and promoting public order, the Army first needed to conquer people's support. The methodological course encompasses speech analysis of documents created during the campaign, such as news bulletin, billboard, magazine, dictionary, banner, poster, presentation card, practical guide and sticker. The theoretical references are composed of studies about mass communication, persuasion and emotional archetypes, definition and history of psychological operations and the concept of soft power. It was verified that the Brazilian Army used the principals of psychological operation as persuasion strategy, although it is a United Nations Organization (UNO) peacekeeping mission, in which such practices are prohibited.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2205
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000347075-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo Anexo A3,82 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfTexto Completo Anexo B1,46 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfTexto Completo Anexo C12,59 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfTexto Completo Anexo D13,58 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdfTexto Completo Anexo E12,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdfTexto Completo Anexo F3,12 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdfTexto Completo Anexo G109,9 kBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdfTexto Completo Anexo H163,77 kBAdobe PDFAbrir
Ver
000347075-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.