Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEscosteguy, Ana Carolina Damboriarenaen_US
dc.contributor.authorCoutinho, Lúcia Loneren_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:01Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:01Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2215-
dc.description.abstractEste trabalho tem em vista observar a identidade de mulheres negras a partir da série de televisão Antônia. Para tanto observaremos elementos da cultura e identidade negra e abriremos espaço para a discussão das relações de gênero e a união entre os fatores etnia e gênero. Posteriormente analisaremos o contexto de produção que envolveu o programa de duas formas, situando a conjunção sócio-política e cultural do país através de reportagens selecionadas das revistas Veja e Raça Brasil em um determinado período de tempo. Em um segundo instante faremos uma revisão sobre o espaço do negro na televisão brasileira, considerando momentos importantes de décadas passadas e o atual momento de trocas com o cinema nacional, onde se insere Antônia. Assim pretendemos abrir o horizonte sobre esta nova proposta de representação de uma parcela populacional frequentemente negligenciada pela cultura da mídia, para enfim analisarmos a série Antônia e as formas de identidade que esta apresenta às mulheres negras, observando duas perspectivas, a relação de gêneros e a negritude. Para tanto nos nortearemos por autores como Stuart Hall, Paul Gilroy e Douglas Kellner.pt_BR
dc.description.abstractThis work means to take a look on black women identity construction on the television series Antônia. For that we’ll observe elements in the black culture and identity and we’ll open space to discuss gender relations and the convergence between ethnicity and gender. We will also analyze the production context involving the show in two different ways. First by situating the socio-political and cultural reality of Brazilian black people through selected journalistic stories in two magazines, Veja and Raça Brasil during a determined period of time. And then reviewing the space occupied by the black population on national television, considering past decades’ important moments and the current status of exchange with Brazilian cinema, where Antônia can be placed. This way we intend to open new horizons on the representation forms of a part of the population frequently neglected by media culture. Furthermore analyzing Antônia and the identity forms it presents to African-descendent women, observing two perspectives, gender relations and “blackness”. For that we will be guided by authors such as Stuart Hall, Paul Gilroy and Douglas Kellner.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpt_BR
dc.subjectMULHERES NEGRASpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpt_BR
dc.subjectMÍDIApt_BR
dc.titleAntônia sou eu, Antônia é você: identidade de mulheres negras na televisão brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000423848-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.