Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2579
Type: masterThesis
Title: Uma análise da evolução e da dinâmica da desigualdade de renda nas principais regiões metropolitanas brasileiras (1998-2008)
Author(s): Assis, Rodrigo Salvato de
Advisor: Bagolin, Izete Pengo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Issue Date: 2011
Keywords: ECONOMIA
RENDA
DESIGUALDADE ECONÔMICA
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL
Abstract: This study’s main objective is to make an analysis of the dynamics and evolution of income inequality based on Brazil’s main metropolitan areas from 1998 to 2008. To fulfill that goal it uses the most used Inequality Indexes: Gini index, Theil, Bourguignon and Hirschmann- Herfindhal. To amplify the analysis, this work uses those indexes decompositions by group in order to identify more accurately the inequality dynamic on the main metropolitan areas. The groups used are the educational levels, allowing a more accurate way to identify how individual’s human capitals are related with Brazil’s income inequality. For that, this work uses 2008’s Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) microdata, providing idividual data for six Brazilian Metropolitan Areas. The eleven years period studied is characterized by a constant income growth, controlled inflation, and decrease of poverty indicators. That macroeconomic context is a transition in conjuncture of Brazil’s economy, so that it becomes relevant to analyze income inequality’s behavior on that period. On the same way, it is important to identify how educational level is linked to inequality. As general results, this work points out that all indexes shows a reduction on inequality along the years. And Gini Index, the main inequality index and it’s decomposition show a decrease in income inequality, followed by a greater participation of between groups inequality and transvariation. This general result suggests that individuals with the same educational level tend to have more equal income, but between groups inequality suggests that there is an incentive to elevate human capital.
O objetivo geral desse estudo é analisar a dinâmica e a evolução da desigualdade de renda nas principais regiões metropolitanas do Brasil, do ano de 1998 a 2008. Para cumprir este objetivo serão utilizados os principais Índices de Desigualdade da literatura: Índices de Gini, Theil, Bourguignon e Hirschmann-Herfindhal. Em complemento, serão utilizadas as decomposições por grupos destes índices para identificar mais profundamente a dinâmica da desigualdade nas regiões metropolitanas em estudo. Os grupos utilizados para a análise de desigualdade serão os níveis de escolaridade, permitindo, além da análise da evolução da desigualdade de renda ao longo dos anos, uma forma mais aprofundada de identificar como o capital humano dos indivíduos está relacionado com a desigualdade de renda no Brasil. Para isto, serão utilizados os microdados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) de 2008, que fornece dados dos indivíduos para seis Regiões Metropolitanas brasileiras, construído pelo DIEESE. O período brasileiro estudado tem como característica um crescimento constante da renda, controle da inflação e redução dos índices de pobreza. Este contexto jamais foi vivido na história brasileira, se tornando relevante analisar como a desigualdade de renda tem se comportado neste período, e se a escolaridade está ligada de alguma forma com esta desigualdade. Os resultados apontam para uma queda na desigualdade de renda entre todos os índices utilizados. Como principal medida de desigualdade, o Índice de Gini e sua decomposição apontam queda da desigualdade de renda, assim como uma maior participação da desigualdade entre grupos, e uma crescente participação do termo residual da decomposição, chamada de transvariação. Este resultado geral sugere que pessoas com o mesmo nível de escolaridade tendem a ter uma renda mais igualitária, mas a desigualdade entre os diferentes níveis de escolaridade tem maior contribuição para explicar a desigualdade geral das Regiões.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2579
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