Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/2673
Tipo: masterThesis
Título: Ecoarte: o despertar da consciência estética ecológica - projeto transdisciplinar numa escola rural em Itapuã
Autor(es): Garcez, Sonia Iara Moura
Orientador: Portal, Leda Lisia Franciosi
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: EDUCAÇÃO
ARTES
TRANSDISCIPLINARIDADE
ESCOLAS RURAIS
ECOLOGIA
ESTÉTICA
PERCEPÇÃO
Resumen: Este trabalho de pesquisa, denominado “Ecoarte: o despertar da consciência estética e ecológica em projeto transdisciplinar numa escola rural em Itapuã”, investiga e analisa, no período de 2001 a 2006, a importância do projeto “O Pensamento Crítico Através da Arte na Escola Pública Rural”, no desenvolvimento da consciência estético e ecológica bem como sua relevância como uma proposta pedagógica Transdisciplinar em Arte/Educação, que aspira ser um dos eixos de mudanças e transformações das realidades, a partir da ampliação da percepção. O processo de investigação que norteou a presente pesquisa situa-se no paradigma Qualitativo, com enfoque no Estudo de Caso Simples, numa abordagem Transdisciplinar com enriquecimento da semiótica. Investigando “Quais as contribuições das intervenções artísticas efetivadas neste período no desenvolvimento da consciência estética e ecológica, Ecoarte?”. Trata-se de uma investigação desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Genésio Pires, situada no Distrito de Itapuã, zona rural de Viamão-RS, que objetiva analisar o desenvolvimento das estéticas ecológicas, identificar a importância da inter-relação entre escola e comunidade e diagnosticar as conexões dos diversos conhecimentos a partir da concepção transdisciplinar. Entre alguns autores que contribuíram com referencial teórico podemos citar os estudos de Basarab Nicolescu, Ivone Richter, Marli Meira, Marie-Christine Josso, Fernando Hernandes, Félix Guattari e Fernando Soethe. O projeto apresenta as possibilidades de um diálogo que inter-relaciona estudantes, escola, comunidade e mundo nas ressignificações individuais e coletivas dos conhecimentos sob a ótica transdisciplinar, visando desenvolver o senso estético, ético, ecológico, por meio das concepções contemporâneas de Artes, segundo o pensamento de Ivone Richter.O objetivo é estimular, por meio dos processos artísticos, os indivíduos a terem a maior percepção de si, do outro, bem como dos múltiplos contextos existentes. Desta forma, ampliam-se as referências sobre realidades subjetivas dos sentimentos, dos valores, das potencialidades e da própria percepção, numa visão complexa e transcendente em que o despertar da consciência estética e ecológica ressemantiza o papel da arte e atribui novos significados. A Ecoarte imbuída de valores transculturais. Para tal foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e ex-estudantes que participaram do projeto e estão no Ensino Superior. Analisando os resultados do projeto investigado foi possível evidenciar que as experiências transdisciplinares possuem um grande potencial educativo e formativo, que precisamos viver a própria idéia e transformar as atitudes em gestos e práticas pautadas em valores mais humanos. O presente estudo nos deixa a percepção de que podemos produzir conhecimentos complexos e unificados inspirando sujeitos mais conscientes, solidários, cooperativos e afetivos, com valores que podem transcender a lógica da atual sociedade, tendo a arte como elemento de abertura das múltiplas possibilidades de articulação das potencialidades e experimentações criativas.
This research called “ Ecoarte: The awakening of aesthetic and ecological counsciousness in a transdisciplinary project in a rural school in Itapuã”, investigate and analise, in a period of time between 2001 and 2006, the importance of the project “ The Critical Thought through the Art in Rural Public School ” in the development of the aesthetic and ecological awareness as well as their relevance as a transdiciplinary pedagogical proposal in Art / education, aiming to be one of the axes of changes and transformations of the realities, from the extension of perception. The process of investigation that has guided this research is situated in the qualitative paradigm, with focus on the Simple Study Case, in an transdisciplinary approach with enrichment of semiotics. Investigating "What the contributions of artistic interventions accomplished in this period in the development of the aesthetic and ecological consciousness, Ecoarte?" This is a research developed at the State High School Dr. Genésio Pires, located in the District of Itapuã, rural area of Viamão-RS, that aims to analyze the development of ecological aesthetic, identify the importance of the inter-relationship between school and community and diagnose the connections of the various knowledge from the transdisciplinary conception. Some authors who contributed as theoretical reference we can cite the studies of Basarab, Ivone Richter, Marli Meira, Marie-Christine Josso, Fernando Hernandes, Felix Guattari and Fernando Soethe. The project presents the possibilities of a dialogue which interconnects students, school, community and world in individual and collective resignification of knowledge under the transdiciplinary perspective, aiming develop the aesthetic, ethical, and ecological sense through contemporary conceptions of Arts, according to the thinking of Ivone Richter.The goal is to stimulate, through the artistic process , individuals to take a greater perception of themselves, of the others, as well as the multiple contexts existent. Thus extend up the references about subjective realities of feelings, values, the potential and the very perception, in a complex and transcendental vision in which the awakening of consciousness aesthetic and ecological resemanticise the role of art and gives new meanings. The Ecoarte filled with transcultural values. For that were conducted semistructured interviews with students from the third grade of High School and former students who participated in the project and are in Higher Education. Analyzing the results of the project investigated was possible to show that transdiciplinary experiences have a great educative and formative potencial, that we need to live very idea and transform attitudes in gestures and practices guided on more human values. This study leaves us the perception that we can produce complex and unified knowledge inspiring more conscientious, supportive, cooperative and affective subjects, with values that can transcend the logic of current society, using the art as part of the opening of the multiple possibilities of articulation of the potential and creative experimentation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2673
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000417481-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo12,46 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.