Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2706
Tipo: masterThesis
Título: Professores e paradigmas em transição: saberes, rupturas, limites e desafios
Autor(es): Simon, Marinice Souza
Orientador: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PARADIGMAS (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso, na busca de analisar a realidade, conversar e participar das reflexões dos interlocutores com o propósito de entender a complexidade dos fenômenos educativos amparados nas concepções paradigmáticas dos mesmos. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, em constante transformação. Entendem a necessidade de uma nova postura docente que atenda à demandas atuais, respaldada por uma mudança paradigmática que responda à questões emergentes. Contudo, não conseguem se perceber como agentes das mudanças preconizadas, com a possibilidade de enfrentar ou superar o paradigma dominante presente no contexto educacional. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Ira Shor, Maurice Tardif, Hugo Assmann, Rafael Yus, Therezinha Rios e Cleoni Barboza Fernandes dentre outros.
The present study has as target to know and to understand the thinking and the reaction of the teachers and supervisors face the imminent necessity of a paradigmatic rupture in the education. The adopted methodology was of qualitative approach using the study of case in the search of analyze the reality, to talk to and to participate of the interlocutors reflections with the aim of understand the educational phenomena complexity supported in the paradigmatic conceptions of them. For data collect, semistructured interviews and non-systemic observations of the teaching action in the school quotidian were used. The results indicated the subjects of this investigation perceive the disagreement of the school with the world in constant transformation. They understand the necessity of a new teaching attitude that attends the present demands, supported by a paradigmatic changing that replies the emerging questions. However they can not realize themselves as agents of the preconized, changings with the possibility to face or to overcome the dominant paradigm present in the school context. The main theorists and authors who supported this work are Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Ira Shor, Maurice Tardif, Hugo Assmann, Rafael Yus, Therezinha Rios and Cleoni Barboza Fernandes among others.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2706
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