Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2713
Type: doctoralThesis
Title: Entrelaçamentos de vidas: a constituição da docência na educação profissional e tecnológica
Author(s): Fortes, Maria Carolina
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2012
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
EDUCAÇÃO TÉCNICA
Abstract: The research intends to announce the formation processes of teaching in Professional and Technological Education, having IFSUL Campus Passo Fundo, as the focus of study. It aims to understand how teaching constitutes the life trajectories of six teachers engaged in this type of education, the connections between schooling in childhood and adolescence in entanglements with the process of choosing a career in teaching and later reconfiguration as this choice in perspective to view the experiences of life, expressed in individual careers, as producers of constitutive meanings of teaching. This is a qualitative research and draws on the principles of ethnography, and search visibility to"Meanings Network" and (auto)biographical studies and theoretical-methodological perspective; develops through the life narratives of teachers and used as main strategies document analysis, observations and narrative interviews, which constituted the mode of apprehension and analysis. The data analysis is in the dialogue with the life stories and theoretical research in particular: Rossetti-Ferreira, Melucci, Elias, Freire, Abraham, Bosi, Ricoeur, Bolivar, Delory-Momberger, Dominecê, Huberman, Josso , Nóvoa, Tardif, Lessard, Guauthier, Bruner, Giddens, Mires, Sarti, Charlot and Santos.Thus was made possible knowledge about the concreteness, similar and unique teaching process in the constitution intertwining meanings and knowledge constituted a processuality interactive configured in relation to their own teacher's knowledge accompanied by a social relationship that are articulated and reflective in making everyday experiences in teaching, because they are closely linked to knowledge about the work and functions of teachers as research demonstrates through narratives about the pedagogical actions - meetings, teacher training, class council and the classroom activities - in particularly highlighting the importance that teachers give to the experience. These senses are twists in establishing relationships in the school environment, making it remains: overcoming insecurity, the bonds of friendship, the listening and visibility space, the appreciation of singular/plural knowledge of teaching constructed along the paths of life, the participation in interactive spaces of Campus, the knowledge of teaching as articulator of other processes such as group life and instituting space of belonging. Thus the senses exceeded the constitution of a universe of knowledge-objects, approaching two other cases of epistemic relation to knowledge: the action in the World and the regulation of the relationship with others and with themselves. The research draws attention to the processes of teacher training in Professional and Technical Education is looked at from other perspectives - teachers as social and as such, subject to their formative processes, considering the relationships they establish with themselves and the world.
A pesquisa anuncia os processos de constituição da docência na Educação Profissional e Tecnológica, tendo o IFSul Campus Passo Fundo, como contexto de estudo. Busca também compreender como a docência se constitui nas trajetórias de vida de seis professores que atuam nessa modalidade de ensino, nos entrelaçamentos entre a escolarização na infância e adolescência, nos entrelaçamentos com os processos de escolha profissional e, posteriormente, na docência, como reconfiguração desta escolha, na perspectiva de visualizar as experiências de vida, expressas nas trajetórias individuais, como produtoras de sentidos constitutivos da docência. Inscreve-se como pesquisa qualitativa, com inspiração nos princípios da etnografia, e procura dar visibilidade às “Redes de Significações” e aos estudos (Auto)biográficos, como perspectiva teórico-metodológica; desenvolve-se através das narrativas de vida dos professores e utiliza como estratégias principais a análise documental, as observações e as entrevistas narrativas, as quais constituíram o modo de apreensão e análise. A análise de dados constitui-se na interlocução com os relatos de vida e os referenciais teóricos de pesquisas, em especial: Rossetti-Ferreira, Melucci, Elias, Freire, Abrahão, Bosi, Ricoeur, Bolivar, Delory-Momberger, Dominecê, Huberman, Josso, Nóvoa, Tardif, Lessard, Guauthier, Bruner, Giddens, Mires, Sarti, Charlot e Santos.Assim, foi viabilizado o conhecimento sobre a concretude, similar e singular, da docência em processo de constituição no entrelaçamento entre sentidos e saberes constituídos em uma processualidade interativa, configurada na relação do professor com seus próprios saberes acompanhados de uma relação social e reflexiva que são articuladas nas experiências vivenciadas no fazer cotidiano da docência, pois estão intimamente ligados aos saberes sobre o trabalho e as funções dos professores, como demonstra a pesquisa através das narrativas sobre as ações pedagógicas – reuniões, formação pedagógica, conselho de classe e sala de aula –, em especial, evidenciando a importância que os professores dão à experiência. Esses sentidos encontram entrelaçamentos nas relações que estabelecem no ambiente escolar, fazendo nele permanecer: a superação da insegurança, os laços de amizade, o espaço de escuta e visibilidade, a valorização dos saberes singulares/plurais da docência construídos ao longo das trajetórias de vida, a participação nos espaços interativos do Campus, o saber da docência como articulador de outros processos de vida e o grupo como instituinte do espaço de pertença. Assim, os sentidos ultrapassaram a constituição de um universo de saberes-objetos, aproximando-se de outros dois processos epistêmicos da relação com o saber: a ação no mundo e a regulação da relação com os outros e consigo. A pesquisa chama a atenção para que os processos de formação docente, na Educação Profissional e Tecnológica, sejam olhados de outras perspectivas – os professores e as professoras como sujeitos sociais e, como tais, sujeitos de seus processos formativos, considerando as relações que estabelecem consigo e com o mundo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2713
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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