Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2721
Tipo: masterThesis
Título: Saúde docente: uma realidade detectada - em direção ao bem-estar e a realização profissional
Autor(es): Mendes, Aline Rocha
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
BEM-ESTAR PESSOAL
SATISFAÇÃO NO TRABALHO
SAÚDE OCUPACIONAL
Resumo: A presente pesquisa do tipo quanti-qualitativa objetivou detectar e analisar as condições de mal-estar e bem-estar de 30 professores de uma escola do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, através de informações sobre suas licenças para tratamento de saúde, obtidas na Secretaria Municipal da Saúde, respostas a questionários de Autoimagem e Autoestima, de Autorrealização e de Avaliação das variáveis que constituem indicadores do Bem/Mal-estar Docente, analisadas com Estatística Descritiva, e entrevistas com cinco professores usando como base o Roteiro de Entrevista da Pesquisa Mal/Bem-estar na Docência, analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, para melhor compreender os fatores do cotidiano escolar que influenciam as dinâmicas de desenvolvimento do mal/bem-estar docente. Complementou-se com uma Oficina de Sensibilização, para ressaltar as relações afetivas nesta escola. Quanto a licenças para tratamento de saúde, verificou-se que 35,4% dos professores desta escola solicitaram esta concessão, evidenciando um índice elevado.Pelas análises das respostas é possível inferir que o grupo parece ter boa autoimagem e autoestima, mostrando satisfação com sua vida, embora almejem ter mais sucesso profissional e melhorar sua própria saúde; indicam como necessidades parcialmente insatisfeitas as físicas e de autorrealização, respectivamente; demonstraram ter mais satisfeitas as necessidades de relacionamento e independência. Na análise dos indicadores de mal/bem-estar docente e das entrevistas, inferiu-se que estes educadores têm clareza dos elementos que lhes causam mal-estar e apresentaram índices elevados de estresse e exaustão, mas revelaram acreditarem que seu trabalho pode ajudar na construção de uma sociedade melhor, o que lhes traz bem-estar. Nos Comentários Finais ressalta-se que vários elementos podem contribuir com a melhoria das condições de saúde e bem-estar docente, como, por exemplo, a escola com ambiente de apoio e acolhimento, as relações interpessoais positivas e calcadas no afeto, ações via sistemas de ensino e de saúde e apoio social.
This quantitative and qualitative type research has the objective of identify and analyze the malaise and well-being condition of 30 Elementary School teachers of Porto Alegre Municipal Net of Education, through information of their health care licenses obtained from the Health Municipal Secretary, questionnaires of Self-image and Self-Esteem, Self-actualization and the evaluation of the variables that are indicators of teacher‟s malaise/well-being, were answered, and analyzed with descriptive statistic, interview with five teachers using as a base the Teacher‟s malaise/well-being Research Interview Guide, analyzed through the Bardin‟s Content Analysis Technique, for a better understanding of the school‟s daily factors that influence the dynamics of teacher‟s malaise/well-being development. Supplemented with an Awareness Workshop to highlight the relationships in this school. While the licenses for health care verify that 35,4% of this school teachers requested this concession showing a high rate.For the answer‟s analysis is possible infer that the group seems to have a good Self-image and Self-Esteem, showing satisfaction for their life although they aim more professional success and improve their own health; indicate the partial unmet the physical needs and Self-actualization, respectively; demonstrate met more the needs of relationships and independency. In the malaise/well-being indicators and interviews analyses, was inferred that these educators are clearly about the elements that cause malaise and presented high rates of stress and exhaustion, but revealed believe that their work may help in a better society construction, which brings them well-being. In Final Comments is emphasized that several elements may contribute with the improvement of teacher‟s health and well-being conditions, for example, the school as a support and care environment, the positive interpersonal relationships and based in affection, actions by education systems and by health and social support.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2721
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