Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2733
Tipo: masterThesis
Título: As tecnologias da informação e comunicação na educação: limites e possibilidades
Autor(es): Petenuzzo, Rosângela
Orientador: Hermann, Nadja Mara Amilibia
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
PÓS-MODERNIDADE
PEDAGOGIA
Resumen: A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.
The present dissertation, entitled The Information and Education Technologies: limits and possibilities, is a theoretical and bibliographical research that investigates issues related to Information Technology and Communication in Education, especially concerning their possibilities and limits. Firstly, the research contextualizes the Education in Brazil, the impact of current economical, political, social and cultural changes on the educational process and teaching, which lead to the questioning of school and teacher’s roles. In this movement of rapid transformation, there is a consensus that the school must change. The answer for the changes is in the historical context where technicism is predominant and technological innovations are used in education as a means of transformation. Secondly, the research indicates the different usages of Communication and Information Technologies (CITs) in the school, checking limits and possibilities when compared to theories and exemplar pedagogical experience. In this perspective, the research indicates that the possibilities and limits are related to a wider educational context and, especially, the quality in teacher’s formation. This one should develop skills and necessary competences to the usage of new technologies at school but above all, human interactive competence towards an education that sees the other in his/her singularity. This way, the research concludes it is necessary to place the CITs in a more comprehensive educational context, taking into consideration its historical and ethical formation demands, not to reduce ourselves to the naïve idea that the technologies possess a condition of inherent solution.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2733
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000400881-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo385,6 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.