Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2745
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Joséen_US
dc.contributor.authorFabret, Sheila Tellien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:03Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:03Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2745-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica desta pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira. Os dados desta investigação quanti-qualitativa foram coletados em três fases, iniciando pela aplicação do Questionário de auto-imagem e de auto-estima (STOBÄUS, 1983), seguido do questionário de perguntas abertas e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados coletados está fundamentada em análise de conteúdo de Bardin (2004), complementados por Moraes (2006). Os resultados foram organizados em seis categorias: 1. A concepção de educação lingüística em língua estrangeira, evidenciando as concepções dos professores de língua espanhola acerca de seu trabalho, categoria analisada em duas subcategorias: o ensino de cultura e a formação para a cidadania. 2. O papel do educador lingüístico, que trata das concepções dos professores sobre os propósitos de sua práxis. 3. As dificuldades enfrentadas pelo educador lingüístico, que discorre sobre as dificuldades enfrentadas nos complexos contextos atuais. 4. As satisfações da prática da educação lingüística, que evidencia os sentimentos e as vivências de realização, analisada a partir de duas subcategorias: o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e, o reconhecimento do trabalho docente. 5. A contribuição social do educador lingüístico, que revela as concepções dos professores sobre as contribuições de seu trabalho na vida do aluno e nas sociedades contemporâneas.6. A auto-imagem e a auto-estima, que analisa e problematiza os níveis de auto-imagem e auto-estima dos professores participantes. Os estudos realizados evidenciam que um redimensionamento da identidade do professor de línguas estrangeiras, o educador lingüístico, fundamentado na autonomia e configurado em práticas de letramento pode potencializar significativamente o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, restituindo à língua estrangeira o lugar que lhe corresponde na escola pública regular. Além disso, acrescenta sentido e significado a prática profissional, contribuindo na manutenção e desenvolvimento saudável da auto-estima, ajudando o professor a auto-realizar-se no processo pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to know and understand the feeling/perception of self–image, self-esteem and the opinions of the spanish teachers; the work and the social contribution of the educator regarding foreign language, and be aimed at reconsidering his professional identity. The theoretical anchorage of this research was based on three axes: Theoretical and bibliographic studies about self-image and self-esteem teaching, studies about patterns of identity teaching and, studies about linguistics education in foreign language. The quantitative and qualitative data of this investigation were collected in three phases starting by the application of the self-image and self-esteem questionnaire (STOBÄUS, 1983) followed by the open-questions’ and semi-structured interviews’ questionnaire. The data analyzed were based on Bardin’s (2004) analysis content, and complemented by Moraes (2006). The results were analyzed in six categories: 1. The conception of the linguistic education in foreign languages that points out the conceptions of the educators in foreign language concerning their jobs, analyzed in two subcategories: Culture teaching and citizenship’s education. 2. The role of the linguistic educator, that deals with the conceptions of the educators and about the reason of their praxis. 3. The difficulties faced by the linguistic educator, that recites the difficulties faced in the nowadays complex contexts. 4. The satisfaction of the linguistic education practice, which points out the feelings and experiences of fulfillment, analyzed from the point of view of two subcategories: The success of the teaching and learning process and, the gratitude of being educator. 5. The social contribution of the linguistic educator, which unveils the conceptions of the educators, about their contributions of their jobs in the students’ life and contemporary society.1. The self-image and self-esteem that analyses and ponder the levels of self-image and self-esteem of the educators. Studies carried out, shown that an revaluation of the foreign language’s teachers’ role, the linguistic educator anchored to autonomy and in the practice of literacy, can improve significantly the process of teaching and learning foreign languages, rescuing the place that the foreign language deserves in the public schools. Besides that, this revaluation adds sense and meanings to the professional practice, contributing to the maintenance and healthy developing of the self-esteem, supporting the educator for the self-fulfillment in the pedagogic process.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.titleEm torno da identidade do educador lingüístico: aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000396494-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,09 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.