Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2747
Tipo: masterThesis
Título: A influência da gestão escolar no bem-estar docente: percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
Autor(es): Santos, Douglas Leal dos
Orientador: Mouriño Mosquera, Juan José
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
Resumen: O objetivo do presente trabalho foi analisar qual o papel da gestão escolar no bem estar dos professores, bem como a percepção de professores de uma escola particular sobre seus líderes educacionais. O referencial teórico aponta diversas relações entre atitudes, comportamentos, estilos e abordagens de liderança que podem resultar em sentimentos relacionados ao bem estar dos professores em diferentes contextos. No primeiro capítulo é apresentada uma síntese a respeito dos conceitos de mal estar e bem estar docente, bem como as estratégias utilizadas por professores para evitar o mal estar. No segundo capítulo são apresentados os aspectos e teorias mais significativas a respeito da temática da liderança. No terceiro capítulo, são apresentados estudos cujo foco era a relação entre os comportamentos, atitudes e habilidades de liderança em contextos escolares e suas influências sobre os sentimentos e percepções dos professores. No capítulo quatro os aspectos metodológicos do trabalho são apresentados. A abordagem utilizada para a pesquisa foi quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário, elaborado para analisar as percepções de professores sobre seus líderes educacionais. A população foi composta de todos os professores da Educação Infantil ao ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os resultados mostraram que há uma percepção positiva dos professores em relação a atuação da liderança. Ao final do trabalho foram relacionadas algumas sugestões para a equipe gestora da escola, com o intuito de promover um aprimoramento das ações de gestão no sentido de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do bem estar nos docentes.
This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2747
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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