Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2753
Tipo: masterThesis
Título: Blogs pedagógicos: possibilidades de uma educação holística
Autor(es): Oliveira, Josi Rosa de
Orientador: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: EDUCAÇÃO
BLOGS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
HOLISMO
ESPIRITUALIDADE
Resumen: Na atualidade, as práticas educativas com o uso de tecnologias e mídias se encontram em ascensão, especialmente os blogs pedagógicos. Neste estudo, pretendeu-se investigar quais as possibilidades de se proporcionar uma Educação Holística em seu aspecto espiritual por meio dos blogs. Para tanto, escolheu-se a pesquisa qualitativa numa abordagem participante, que oportuniza a participação ativa dos pesquisadores em todo processo de pesquisa. Realizou-se oficinas de sensibilização e capacitação para o uso dos blogs e a partir delas formou-se o grupo de pesquisa que se encontrava periodicamente para o planejamento e elaboração dos posts a serem disponibilizados aos alunos. Ter que construir as postagens, dentro de uma perspectiva holística de educação, gerou um processo reflexivo entre os educadores participantes da pesquisa. Neste processo, a Espiritualidade, definida pelo sentido mais amplo da vida, ou seja, ver além de si mesmo, primeiramente outras pessoas e depois a natureza, considerando-os espirituais, pode ser observada na construção coletiva, na tomada de consciência do educador juntamente com seu aluno e com seus pares, nas construções conjuntas e na colaboração efetiva, em todo processo da pesquisa. Paralelamente ao blog destinado aos alunos, outro blog foi criado para leituras, reflexões e diálogos entre as pesquisadoras. Como resultado da investigação emergiram três grandes categorias: possibilidades, dificuldades e alternativas que demonstraram a multidimensão do fazer pedagógico dentro de uma perspectiva holística de educação apontando a possibilidade dos blogs servirem de meio propiciador de uma Educação Holística, oportunizando às pesquisadoras o reforço dos vínculos e reflexões, ancorados na Espiritualidade.Espera-se com este estudo poder contribuir para que os educadores reflitam sobre a sua prática, descobrindo novas possibilidades para uma educação holística em seu aspecto espiritual.
Currently, the educational practices with the use of technologies and media are on the rise, especially educational blogs. In this study, we sought to investigate the possibilities of providing a holistic education in its spiritual aspect, through blogs. To this end, the research participant chose a qualitative approach, which favors the active participation of researchers throughout the research process. We conducted awareness workshops and training for the use of blogs and from them formed the research group that meets periodically to plan and preparation of posts to be made available to students. Having to build posts within a holistic education has generated a process of reflection among educators participating in the survey. In this process, the spirituality, defined by the broader sense of life, or see beyond yourself, other people first and then the nature, considering the spiritual can be seen in the collective construction in the awareness of educators together with your student and their peers in the joint constructions and effective collaboration throughout the research process. Parallel to the blog for students, another blog was created for readings, discussions and dialogues among researchers. As a result of the investigation revealed three major categories: opportunities, challenges and demonstrated the multidimensional alternatives that do the teaching in a holistic education blogs pointing out the possibility of serving as a means towards Holistic Education providing opportunities to researchers and strengthening the links reflections, grounded in spirituality. It is hoped that this study can help educators reflect on their practice, discovering new possibilities for a holistic education in its spiritual aspect.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2753
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000437553-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,03 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.