Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2766
Tipo: masterThesis
Título: Escola Projeto: uma história de práticas educativas e de formação (1988-2008)
Autor(es): Ramos, Ana Isabel Lima
Orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
PRÁTICA DE ENSINO
PEDAGOGIA
Resumo: A pesquisa analisa o processo de construção de uma instituição educacional particular de Porto Alegre-Escola Projeto (1988-2008). Desde sua fundação, atua com Educação Infantil e tem como meta a formação continuada de seus docentes e a construção de propostas pedagógicas, visando implementar uma metodologia de trabalho diferenciada. Atualmente, possui duas unidades de ensino, atuando também com o Ensino Fundamental até a quarta série. Os pressupostos que fundamentam as práticas da Escola Projeto estão baseados nos autores e teóricos que utilizam as linhas cognitivistas como premissa. A pesquisa em questão se debruçou sobre os documentos pedagógicos encontrados no arquivo escolar e depoimentos de sujeitos que, de alguma forma, participaram do processo de construção da escola. O estudo analisa as práticas educativas e sua abrangência em termos de formação contínua. Os depoimentos buscaram evidenciar as possibilidades de formação de alunos, docentes, funcionários e demais pessoas ligadas à instituição, dando um sentido bastante significativo ao potencial de pesquisa que emerge dos documentos materiais e circunstanciais, das pessoas, imagens e práticas observadas nessa instituição. A pesquisa ainda indica algumas perspectivas de estudo presentes no ambiente escolar e aponta para novos focos de pesquisa no que se refere à formação em serviço.
This research analyzes the building process of a private educational institution from Porto Alegre-ESCOLA PROJETO, (1988-2008). Since its foundation, it works with early childhood education, and aims at fostering continuous training of its teachers as well as developing its educational proposals, so to build up a unique approach to work. Currently it has two campuses, that encompasses nursery school, kindergarten and primary levels until the fourth grade. The assumptions underlying the practices of Escola Projeto are based on the authors and theorists who support the cognitive process. The research presented here has analyzed the school documents as well as testimonials from people who somehow participated in the process of building the school. The study examines the educational practices and its scope in terms of training. The testimonials considered in this research aim at highlighting the possibilities of building up students, teachers, staff and other persons linked to the institution, giving a meaningful sense to the research that emerges from the materials and circumstantial documents, persons, images and practices observed in this institution. The research intends not only to present the potentiality of study in the school environment but also to indicate new areas of research regarding inservice training.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2766
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000408199-Texto+Completo+Parte+A-0.pdfTexto Completo Parte A14,36 MBAdobe PDFAbrir
Exibir
000408199-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B17,07 MBAdobe PDFAbrir
Exibir
000408199-Texto+Completo+Parte+C-2.pdfTexto Completo Parte C13,68 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.