Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2779
Tipo: masterThesis
Título: A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: um diálogo necessário
Autor(es): Cardoso, Aline de Oliveira da Conceição
Orientador: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de compreender como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática cotidiana do professor que está em constante processo de formação continuada no NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais. A abordagem metodológica escolhida foi de cunho qualitativo, numa perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico, pois desejava conhecer, observar, dialogar e participar das práticas pedagógicas com a intenção de entender o que e como ocorria este processo pedagógico na Escola. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e observações da ação docente no dia-a-dia escolar. Para a análise dos dados coletados optei pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que as interlocutoras da pesquisa, além de participar das formações continuadas no NTE, partilharam suas aprendizagens construídas e mudaram a proposta de suas aulas, inserindo o uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico e, aos poucos, conseguem mobilizar os demais colegas através de um trabalho interdisciplinar, respaldado pelo Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os principais teóricos e autores que apóiam esse trabalho são Paulo Freire, Maurice Tardif, Mario Sérgio Cortella, Ira Shor, Cleoni Barboza Fernandes, José Manuel Moran, Therezinha Rios dentre outros.
The present study has the objective to understand how the integration of information and communication technologies in everyday practice of the teacher who is in constant process of continuing education in NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais. The methodological approach chosen went qualitative, with a view of a case study of ethnographic, wanting to know, observe, discuss and participate in teaching practices with the intent to understand what happened and how this learning process at School. In the data collection were used semi-structured interviews, analysis of the Political Pedagogical Project School and observations of teachers' action in day-to-school day. For the analysis of data collected opted for discursive textual analysis. The results indicate that the interlocutors of the research, and participate in continuing education in the NTE, built and shared their learning changed the proposal to their classes, inserting the use of information technologies and communication as a teaching resource, and gradually, they can mobilize classmates through an interdisciplinary work, supported by the Political Pedagogical Project of the Institution. The major theorists and writers who support this work are Paulo Freire, Maurice Tardif, Mario Sergio Cortella, Ira Shor, Cleoni Barboza Fernandes, José Manuel Moran, Therezinha Rios among others.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2779
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000430434-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo777,76 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.