Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2785
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dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villelaen_US
dc.contributor.authorZucolotto, Andréia Modrzejewskien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:22Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:22Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2785-
dc.description.abstractEsta tese investiga a constituição do educador em Química na Educação Básica. A inspiração para essa investigação nasceu de vivências cotidianas as quais se mesclam ao aporte teórico para a análise qualitativa desenvolvida. O corpus de análise foi construído a partir de entrevistas semiestruturadas a dois professores de Química do Ensino Médio, atuantes em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. O objetivo da investigação é mostrar as diversas possibilidades de “torna-se” educador em Química, bem como a não existência de um modelo ou uma identidade fixa a perseguir para a docência nessa disciplina, além de apontar arranjos possíveis nas vivências de cada professor, dadas as contingências e as particularidades da situação no processo de “vir-a-ser” educador em Química. São apresentadas algumas especificidades da Educação Química e a consolidação desse campo de saber, legitimado como o espaço para tratar assuntos referentes à formação de professores nesta área e os objetivos do ensino de Química, mostrando os discursos ali engendrados, os quais interpelam e constituem os educadores desta área. A incompletude da formação de professores é assumida em suas infinitas possibilidades e limitações. Assim, a análise da formação é feita a partir das narrativas dos professores entrevistados, corroborando a noção de processo permanente na constituição do educador em Química que vai buscar na prática, na coletividade e em outros importantes espaços, possibilidades para a invenção de outras formas de ser.A argumentação apresentada traz subsídios para a ideia de que a constituição desse educador se dá no entrelaçamento de múltiplos acontecimentos da vida do professor, perpassando o desenvolvimento de um compromisso ético, para com sua prática e sua qualificação, justaposto a implementação de políticas de formação docente que valorizam os saberes experienciais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the chemistry educationalist in the basic education. The inspiration to this research was born out of everyday experiences which are mixed to theoretical contribution to the qualitative analysis developed. The corpus of analysis was constructed from two high school chemistry teachers semistructured interviews which teach in Porto Alegre – Rio Grande do Sul. The purpose of research is to show the different possibilities of “becoming” a chemistry teacher, and the absence of a model or a fixed identity to pursue for teaching this school subject, while pointing out possible arrangements in each teacher experiences, given the contingencies and particularities of the situation of “becoming” a chemistry educator. It introduces a few specifications of chemistry education and consolidation of this knowledge area, legitimizing as the space to deal with training teachers issues and the objectives of chemistry education, showing the speeches there engendered, which challenge and are this area educators. The incompleteness of teacher training is taken in its infinite possibilities and limitations. Thus, the analysis of training is done from teachers interviewed narratives, corroborating the notion of a permanent process in the chemistry educator constitution that will get in practice, in community and other important areas, possibilities for the invention of other ways of being.The arguments presented brings benefits to the idea that this teacher constitution occurs in the interweaving of teacher multiple life events, passing by the development of an ethical commitment, to its practice and its qualification, juxtaposed with the implementation of teacher training policies that value the experiential knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectQUÍMICA - ENSINOpt_BR
dc.titlePossibilidades de constituição do educador em químicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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